“Ones to Watch 23/24” – Kyrie Irving

A rúbrica “Ones to Watch” consistirá em 30 artigos diários até ao início da temporada da NBA. Cada equipa da NBA terá um jogador em análise, que será escolhido conforme a sua situação no arranque da temporada (nova contratação, rookie, época de afirmação, último ano de contrato, etc.). No fundo, elegemos um jogador de cada equipa para “ter os olhos postos”, como indica o nome da rúbrica.

Kyrie Irving

O controverso e polémico Kyrie voltou a estar nas luzes da ribalta pelos piores motivos na temporada passada. Após a sua chegada aos Dallas Mavericks, que estavam encaminhados para garantir o acesso direto aos playoffs, a equipa sofreu um descalabro notável e acabou mesmo fora da zona de qualificação para o “play-in”. As culpas foram maioritariamente para Kyrie, mas será que é mesmo ele o problema? Se não é, terá de o provar em 2023/24.

A verdade é que nos 20 jogos que disputou com a camisola dos texanos, Irving 27 pontos, 6 assistências e 5 ressaltos por jogo, números bastante sólidos para um eventual “culpado” do falhanço da equipa. De notar que grande parte destes jogos foram com a companhia de Doncic, tendo este média acima dos 30 pontos por jogo.

A aliança com o esloveno parece ser algo em que Kyrie acredita, provando-o ao renovar com a equipa de Dallas, mesmo depois de alguns rumores que podia estar a caminho de LA. Mas desta vez a história não poderá ser a mesma como foi com Lebron ou com Kevin Durant. Irving está habituadíssimo a ser a “segunda estrela” da equipa, mas neste caso, ambos os jogadores partilham a mesma posição, sendo que a adaptação de Kyrie será um fator chave para o potencial sucesso dos Mavs. De lembrar que quando os dois jogaram juntos, a equipa teve um registo de 5 vitórias e 11 derrotas, algo que culminou no infeliz desfecho de temporada.

O entrosamento entre os dois jogadores foi bom para os números de ambos, mas não para os da equipa. Sendo assim, é esperado que Kyrie “baixe a guarda” e assuma um papel diferente, de forma a potencializar mais os companheiros de equipa, enquanto Luka continuará a ser a principal referência ofensiva da equipa. Resta esperar para ver, mas a aventura de Kyrie no Texas pode terminar rapidamente, pois o tempo dos Mavericks com Luka está a contar e se for mais uma aposta falhada, o risco de perder um dos melhores jogadores desta geração aumenta ainda mais.

Qual o plano dos Mavericks? Duas superestrelas de alto nível com um plantel mediano, poderá esta fórmula resultar em algum sucesso para os texanos? Leia mais sobre a equipa na nossa análise aos Dallas Mavericks 2023/24.

Vasco Oliveira

Estudante de Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

One thought on ““Ones to Watch 23/24” – Kyrie Irving

Deixe um comentário