“Ones to Watch 23/24” – Darius Garland
A rúbrica “Ones to Watch” consistirá em 30 artigos diários até ao início da temporada da NBA. Cada equipa da NBA terá um jogador em análise, que será escolhido conforme a sua situação no arranque da temporada (nova contratação, rookie, época de afirmação, último ano de contrato, etc.). No fundo, elegemos um jogador de cada equipa para “ter os olhos postos”, como indica o nome da rúbrica.
Darius Garland
À entrada para aquele que será o seu quinto ano na liga, Garland terá de se afirmar definitivamente como um dos melhores bases da NBA, liderando os Cavaliers a uma boa campanha. Apesar do excelente desempenho na temporada regular, com um record de 51 vitóriasr, os Cavs caíram perante os Knicks na primeira ronda dos playoffs. Mas porquê essa responsabilidade em Garland?
Em 22/23 manteve maioritariamente o seu ritmo que vinha da temporada anterior, com 21.6 pontos e 7.8 assistências por jogo, consolidando-se como “maestro” da turma de Cleveland. Para lá da afirmação individual na próxima temporada, que passa pelo regresso ao All-Star Game, o base de 23 anos teve algumas performances fracas nos playoffs, especialmente nas derrotas da equipa frente aos Knicks, algo que com certeza vai usar como motivação nesta nova época.
Os Cavaliers têm um dos melhores plantéis jovens da liga, com cada jogador a ter o seu papel no elenco. No entanto, apesar de Donovan Mitchell ser o principal pontuador do conjunto, Garland não deverá aceitar ser o “Robin” da equipa, mas sim o verdadeiro líder. É daí que parte toda a expetativa para a temporada do jogador, que terá de elevar não só o seu jogo, mas acima de tudo o seu estatuto em campo.
Será esta a temporada em que os Cavaliers vão surpreender e voltar à rota do título? Com uma conferência Esta tão competitiva, os Cavs podem estar a “perder o comboio” ao não ter juntado nenhum reforço sonante ao plantel. Leia já a nossa análise aos Cleveland Cavaliers 23/24.