“Ones to Watch 22/23”: Zion Williamson

“Ones to Watch 22/23” consiste em analisar ao pormenor um jogador de cada equipa da NBA, que tem muito para provar na temporada que se avizinha. Os jogadores são selecionados conforme a sua situação atual, como por exemplo, um jogador regressado de lesão, um jogador que tem a “obrigação” de se afirmar, um jogador que foi recentemente adquirido, etc. A rúbrica funcionará por ordem alfabética de equipas e será lançada todos os dias até ao começo da temporada.

Aquando a sua chegada à liga Zion Williamson detinha um “hype” que poucos tiveram. O jogador era dado como um fenómeno geracional, e um dos potenciais melhores jogadores da liga para os próximos anos.

Qualidade não é algo que falte a Zion, o seu estilo de jogo extremamente dominante é a sua imagem de marca. No entanto, as lesões têm impedido o seu crescimento enquanto jogador, e a sua afirmação na liga. Zion já sofreu algumas lesões, especialmente nos joelhos, algo que era expectável tendo em conta o seu físico e o estilo de jogo que pratica. Mesmo assim, Zion já conseguiu ser All Star em 2021. A última lesão deixou-o de fora da temporada passada, existindo uma grande expectativa para o seu regresso nesta temporada que se avizinha.

Na sua última temporada (20-21), Zion teve médias de 27 pontos e 7 ressaltos por jogo, números impressionantes para aquele que foi apenas o seu segundo ano. É um autêntico “monstro” dentro de campo, sendo absolutamente dominante nos dois lados do terreno. No ataque, utiliza o seu físico para ganhar ressaltos e conseguir muitos “second chance points”, e detém ainda um bom lançamento, tanto dentro como fora do garrafão. Na defesa é muito forte junto à tabela, onde utiliza a sua capacidade física para conseguir desarmes de lançamento, e por vezes, a sua velocidade e força para roubar a bola aos adversários.

Não existem dúvidas que Zion Williamson tem tudo para ser um dos melhores jogadores da próxima década da NBA. Os Pelicans têm vindo a investir no seu plantel, e nomes como CJ McCollum e Brandon Ingram. A equipa conseguiu inclusive qualificar-se para os playoffs na temporada passada, eliminando Spurs e Clippers no “Play-in”. Caso regresse em boa forma, Zion e os Pelicans têm tudo para fazer uma grande temporada regular, e causar uma “gracinha” nos playoffs. Em termos individuais, Zion poderá entrar na discussão por prémios como o “Defensive Player of The Year” e até o de MVP, assim como deverá quase de certeza ser All Star.

Vasco Oliveira

Estudante de Ciências da Comunicação com a aspiração de um dia poder trabalhar no mundo da NBA. @vascoliveira8 no Twitter

Deixe uma resposta