“Ones to Watch 22/23”: Neemias Queta

“Ones to Watch 22/23” consiste em analisar ao pormenor um jogador de cada equipa da NBA, que tem muito para provar na temporada que se avizinha. Os jogadores são selecionados conforme a sua situação atual, como por exemplo, um jogador regressado de lesão, um jogador que tem a “obrigação” de se afirmar, um jogador que foi recentemente adquirido, etc. A rúbrica funcionará por ordem alfabética de equipas e será lançada todos os dias até ao começo da temporada.

Para os Sacramento Kings o escolhido não podia ser outro a não ser o “nosso” Neemias Queta. O português vai começar a sua segunda temporada na NBA, e com novo treinador, poderá ter novas oportunidades.

Queta teve um primeiro ano intercalado entre a G-League e a NBA. Na liga secundária o jogador luso deu boas indicações, tendo tido em 14 jogos média de 16 pontos, 8 ressaltos e 2 desarmes de lançamento por jogo. Na NBA, Neemias jogou alguns minutos, tendo conseguido um total de 45 pontos, 31 ressaltos, 8 desarmes de lançamento e 6 assistências.

Um defensor muito forte e com presença, Neemias é um jogador dominante junto à tabela, sendo os desarmes de lançamento a sua principal “especialidade”. Tem vindo a crescer muito também no “pick and roll” e nos bloqueios, permitindo criar espaços para os seus colegas. O seu lançamento também é bastante bom para um “center”.

O jogador tem sido opção nesta pré temporada, somando alguns minutos e demonstrando o seu valor. O melhor cenário para “Neemy” este ano seria entrar definitivamente na rotação dos Kings, podendo jogar mais regularmente. É um ano importante para Neemias, pois caso não se consiga afirmar ou dar indicadores que merece continuar na NBA, poderá ter em risco a sua carreira na liga norte americana.

Vasco Oliveira

Estudante de Ciências da Comunicação com a aspiração de um dia poder trabalhar no mundo da NBA. @vascoliveira8 no Twitter

Deixe uma resposta