O que será uma NBA na Europa

Este é um anúncio que agitará o panorama actual que conhecemos, pois irá alterar a hierarquia do basquetebol europeu. O secretário-geral da FIBA Andreas Zagklis, cujas palavras foram referidas no The Athletic, confirmou que os dirigentes estão em conversas com a NBA, a fim de lançar uma nova liga na Europa.

“Há um interesse real na NBA”, garante Zagklis, que evoca “conversas muito sérias” com o comissário Adam Silver. Acrescenta que o “o marketing de basquetebol na Europa está longe de ter atingido todo o seu potencial”, referindo com razão que o investimento da liga americana poderia ajudar a desenvolver o interesse pela descoberta de um super campeonato europeu.

No entanto, hoje o lugar é ocupado pela Euroliga, precisamente também em negociações com a FIBA. Os principais clubes do continente estão todos sob contrato com a Euroleague, mas a sua licença expira em 2026. Um acordo de princípio foi alcançado para estender a liga, mas nada foi assinado até ao momento.

Para realmente existir, esta hipotética nova liga lançada pela NBA, deve receber algumas das melhores equipas da Turquia, Espanha, Grécia, Sérvia, etc. Nenhuma informação foi dada por Andreas Zagklis sobre o momento da criação do grande campeonato na Europa, mas deixou claro que os próximos meses seriam decisivos.

Isto traz muitas perguntas sobre todo o processo, regras, equipes, etc., para os quais ainda não temos resposta.

Deixe um comentário