O que mudou para os Nuggets contra os Timberwolves

Muitos disseram que os Denver Nuggets estavam condenados depois de terem perdido os primeiros dois jogos em casa, mas os campeões voltaram e ganharam os dois jogos em Minnesota. O que é que fizeram?

O sucesso dos Denver Nuggets deve-se principalmente a 3 pontos:

Ajustes Ofensivos para neutralizar as partes fortes da defesa de Minnesota

  • Jamal Murray e Nikola Jokic estão mais rápidos a alcançar e iniciar o ataque. Nestes dois jogos, tanto Jokic e Murray tem começado os ataques ainda com 14/16 segundos no relógio, impedindo vários riscos que os Wolves tomam por ter Gobert e a equipa em rotação;
  • Os screens para Jamal Murray tem mais foco em abrir espaço apenas no canto fraco
    (e são bem mais imponentes), em vez de estar mais na área de mid-range, o que faz com que apesar de ter menos pressão perto do cesto, obriga a abrir um pouco mais o campo para os 3 jogadores restantes não envolvidos na ação;
  • Depois de 2 jogos, Jokic conseguiu perceber a quantidade de vezes em que a defesa agressiva dos Wolves tenta o roubo de bola quando este a apanha. Então Jokic protege a bola mal a recebe, deixando normalmente a defesa dos Wolves em problemas devido ao risco tomado.

Começaram a acertar lançamentos

Por muito básico que pareça, os Denver Nuggets começaram a acertar boa parte dos lançamentos que normalmente acertariam que falharam nos primeiros dois jogos. Claro, o facto dos ajustes darem mais tempo ao lançamento ajuda e não é demérito dos Timberwolves a baixa percentagem de eficácia por parte dos Nuggets mas por vezes é tão simples como isto. Começaram a acertar lançamentos que deviam.

Aaron Gordon a trazer a bola no início do ataque

Algo mais que ocorreu para o jogo 4, mas neste jogo, Aaron Gordon foi mais vezes quem carregou a bola de início no ataque dos Nuggets. Como este é o match-up de Gobert no caso de estarem apenas os starters, obriga logo que a Gobert a cair um pouco e não poder navegar como pode mas ser obrigado também mais tarde a trocar caso haja um Pick & Roll com Aaron Gordon como ballhandler.

Assiste a todos os jogos da NBA e da Liga Portuguesa de Basquetebol! Regista-te na Betclic com o promocode NBAPTBETS e ainda ganhas uma Aposta Sem Risco até 50€!

Regista-te AQUI com o promocode NBAPTBETS e assiste a todos os jogos!

Tomás Carneiro

Bem, música, cinema, basquetebol e cozinha são a minha vida. Melómano em que registo todos os álbuns que ouço, registo todos os filmes que vejo. https://rateyourmusic.com/~tomasmei - perfil do rateyourmusic https://letterboxd.com/tomasmcarneiro/ - Perfil do Letterboxd Em relação a basquetebol, sou fã do Toronto Raptors na NBA (cresci a ver vídeos do Vince Carter e sim, Lowry é o GROAT) e na Euroleague sou fã do Partizan (Punter continua onde deve). Sou fã principalmente de jogadores novos e dos talentos a crescerem.

Deixe um comentário