O Jogador Mais Evoluído da época (most improved player)

Decidi escrever este artigo durante o jogo da última 5ª feira entre os Houston Rockets e os Toronto Raptors. A equipa do Canadá viu-se 18 pontos atrás no marcador aquando do intervalo e estava a precisar de ver alguém a assumir-se para tentar reduzir a desvantagem.. Aí apareceu o meu jogador mais evoluído da época, Pascal Siakam, que com Kawhi Leonard a ter dificuldades em se destacar, marcou 15 pontos (6-7 de campo) no 3º período, suficiente para superar o total marcado pelos Rockets de James Harden e chegar a 2 pontos de vantagem no marcador à entrada do último período.

Na época passada, o jogador dos Raptors apenas jogava, em média, 20 minutos por jogo e tinha um papel bastante menos significante no plano de jogo da equipa (7 ppj, 5 ressaltos e lançou 22% de triplo). Este ano, joga mais de 30 minutos, apresenta um usage rate de 20%, obtém 7 ressaltos em média e marca 16.5 pontos por jogo (a lançar 55% de campo e 37% de 3 pontos), ou seja cresceu em todos os aspetos.

Siakam é neste momento capaz de conduzir o ataque da equipa de Toronto, o que tem permitido a Kawhi Leonard descansar e mesmo assim garantir que a produção da equipa não baixe. Ele é capaz de defender qualquer posição do adversário, algo que o torna um dos joagdores mais versáteis da liga, tanto do lado ofensivo como defensivo.

A evolução, que se tem sentido nos últimos anos, para um basquete sem posições definidas está espelhada no jogador dos Raptors. É já o segundo melhor jogador (já ultrapassou a produção de Kyle Lowry) numa equipa que apresenta 2 All-Stars e mais 2 que o foram em anos passados.

Mesmo assim, posso dizer que o melhor ainda estará para vir e Siakam poderá-se estabelecer nos próximos anos como um dos jogadores mais importantes da liga. Apenas tem 24 anos e um futuro brilhante pela frente.

Francisco Fernandes

Apenas um fã de desporto no geral. Twitter: @effes16

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *