Nikola Jokic nunca foi tão perigoso nos triplos-duplos
Numa série de Playoffs, costuma-se dizer que a equipa do melhor jogador vence. Desde o início do confronto entre os Denver Nuggets e Phoenix Suns, Devin Booker tem estado muito forte. No entanto, Denver assumiu a liderança (3 a 2). Porque Nikola Jokic também responde presente.
Menos espetacular no seu jogo, o interior dos Nuggets é menos falado. Mas continua a ser um monstro de eficiência. Depois da sua exibição de 53 pontos no jogo 4, o sérvio voltou ao papel mais usual de “jogador versátil”.
E esta é provavelmente a melhor versão do Joker! Para Denver, não é um bom sinal que eles precisem de uma grande pontuação de Jokic. Por outro lado, se ele conseguir entrar em ação impactando o jogo em todas as áreas…
Nikola Jokic mais forte que Wilt Chamberlain!
No jogo 5 vencido ontem à noite pela sua equipa (118-102), Jokic foi simplesmente omnipresente. Com 29 pontos (12/20 nos lançamentos), 13 ressaltos, 12 assistências, 2 desarmes e 1 roubo, mostrou o caminho.
Apesar da defesa dos Suns, adaptou-se perfeitamente ao seu jogo para envolver os companheiros. Seja Michael Porter Jr ou Bruce Brown.
Fez o seu 10º triplo-duplo na carreira nos Playoffs. Este é simplesmente um recorde para um poste na história da NBA. Wilt Chamberlain, ficou nos 9.
“Ele ultrapassou Wilt? De novo? Está a começar a ser um hábito, ele tem de fazer ‘stat padding’. O que eu adoro no Nikola, aprendi que a defesa adversária tem sempre de te dizer o que fazer. E ele nunca força nada. É um tipo que analisa o jogo e pega no que o jogo oferece a ele”, disse o treinador Michael Malone.
“Para ser honesto, eu só gosto de ganhar jogos, estou pronto para fazer o que for preciso. No início do jogo, não gostei da maneira como joguei. Talvez eu estivesse a forçar. Não sei. Acalmei-me, deixei o jogo vir até mim e aconteceu”, resumiu Nikola Jokic.
Ofensivamente, deu uma verdadeira lição aos Suns. Enfrentando Deandre Ayton ou Jock Landale, nunca teve problemas para encontrar soluções. E sem dar a impressão de que o fazia, dominou o jogo.
O melhor jogador da série?
Um domínio discreto que atrai menos atenção em comparação com Booker. E ainda, para o título honorário de “melhor jogador da série”, há debate. Apesar da sua incrível eficiência, a defesa dos Suns não consegue preencher todas as lacunas da sua equipa.
E esta é provavelmente a grande diferença entre Jokic e Booker. Através das suas atuações individuais, o talento de Phoenix consegue carregar a equipa às costas. Por sua vez, o sérvio, além de fazer grandes exibições, tem maior apoio coletivo.
O coletivo dos Nuggets em torno de Jokic é muito mais definido. Após a troca por Kevin Durant, o dos Suns ainda precisa de ser trabalhada. E, por enquanto, são apenas as individualidades que permitem a formação do Arizona competir.
“Todos nesta série falam de Devin Booker, e é merecido porque as suas atuações na primeira ronda contra os Clippers e agora contra nós são espetaculares, mas às vezes damos valor a Nikola Jokic.
Porque o que ele faz é simplesmente incrível. Toda a noite. Agora, 10º triplo-duplo nos Playoffs, à frente de Wilt com 9… 29 pontos, 13 ressaltos, 12 assistências, 2 desarmes, 1 roubo de bola e faz com que todos os parceiros sejam melhores ao seu redor.
Sou muito grato por ele estar nos Denver Nuggets e por ter esse relacionamento com ele há anos, tem sido uma jornada tão divertida com ele”, disse Malone.
Individualmente, Devin Booker é provavelmente o jogador mais impressionante nestes Playoffs. E ainda, com a sua contribuição coletiva, Nikola Jokic destaca-se, no momento, como o jogador mais impactante desta série.
E nesta fase da competição, muitas vezes faz a diferença…