Nikola Jokic chega agora ao triplo-duplo
Os triplos-duplos repetidos já não surpreendem ninguém. As superestrelas começam a tornar as suas façanhas quase banais. Especialmente jogadores como Luka Doncic ou Nikola Jokic. Ou mesmo Russell Westbrook antes deles. O base dos Los Angeles Lakers subiu para um grupo muito especial ao se tornar o primeiro (e único) jogador desde Oscar Robertson a terminar uma temporada inteira com mais de 10 unidades de média em três categorias estatísticas.
Jokic está a seguir os seus passos. O sérvio continua a ser um poste totalmente diferente. Ao fazer 15 assistências (além de 18 ressaltos e 25 pontos) no último jogo dos Nuggets, o atual duplo MVP aumentou a sua média para 10 assistências por jogo. Também tem 25 pontos e 11 ressaltos. Tudo isto sendo extremamente eficaz, 63% nos lançamentos, 39% de três pontos e 82% em lance livre.
Ofensivamente, é inédito, média de 25-11-10 a 70% TS (True Shooting, ponderação que leva em conta três pontos e lance livre)! Isto é algo que queremos destacar para aqueles que podem não estar totalmente cientes da conquista estatística de Nikola Jokic, além do seu impacto no jogo.
Tudo isto não significa que deve necessariamente ser eleito MVP novamente ou que o será automaticamente. Outros fatores devem ser levados em conta e outros candidatos também merecem estar na discussão de acordo com outros argumentos. Mas devemos reconhecer a excelência e o nível de maestria do Joker, que a cada ano se tem tornado essencial na NBA.