Anthony Davis é o patrão

Antes do início desta primeira ronda dos Playoffs contra os Memphis Grizzlies, o interior dos Los Angeles Lakers Anthony Davis fez uma promessa ao treinador Darvin Ham, trazer “defesa de elite” para a equipa.

Davis fez o seu trabalho. Grande figura na qualificação dos Lakers (4-2), o natural de Chicago encadeou exibições impressionantes nesta série. Nem sempre hábil ofensivamente, o jogador de 30 anos manteve padrões incrivelmente altos defensivamente.

A ponto de dominar Jaren Jackson Jr, recentemente DPOY…

Anthony Davis, uma masterclass defensiva

Na realidade, AD estava simplesmente a dar uma lição aos jovens Grizzlies. Se o jogo 6 (125-85) da noite passada se destaca como a sua obra-prima com um impacto defensivo absolutamente incrível, impôs toda a sua qualidade.

Sem falar nos lançamentos contestados, Davis fez uma média de 4,3 desarmes nesta primeira ronda! No total, em 6 partidas, compilou 26… é melhor que todos os jogadores de Memphis (21). Este também é um recorde da NBA desde Serge Ibaka em 2010.

Ainda mais forte, o interior incutiu esta mentalidade nos companheiros. Ainda houve alguns momentos abaixo, mas o coletivo californiano teve uma boa intensidade neste lado do campo. Com 15 desarmes na noite passada, os Lakers alcançaram um recorde da equipa.

“Não posso controlar o facto de que a bola vai para aa cesto todas as vezes. Mas defensivamente posso controlar muitas coisas. E isto alimenta o ataque. Não importa o que eu faça, quero ser capaz de ter uma marca no jogo a nível defensivo”, resumiu Anthony Davis à ESPN.

“Ele foi AD. O mundo sabe disto. Os jogadores de basquetebol sabem disto. Os adversários sabem disto. Como ele é dominante defensivamente. Ele foi AD. Ele foi espetacular”, disse LeBron James.

Neste famoso jogo 6, Davis fez 16 pontos, 14 ressaltos e, 5 desarmes. Sem forçar nada ofensivamente (6/9 nos lançamentos). Teve um diferencial de +31.

Um verdadeiro líder

Nos Playoffs, as esperanças dos Lakers caiem, sem surpresa, nele. Aos 38 anos, LeBron James ultrapassa os limites repetidamente. E apesar de um contributo sempre impressionante, já não tem a capacidade para carregar, nos dois lados do campo, uma equipa às costas.

Com boa saúde, AD pode fazer isso. E até agora, com exceção de um susto no Jogo 1, o corpo não está a relaxar. Para dar o exemplo, não hesita em dar tudo de si. Com vantagem de mais de 30 no terceiro quarto, lançou-se na bancada para defender uma bola. E recuperou a posse!

E este desejo simboliza a mentalidade dos Lakers desde o início destes Playoffs. Com a vontade de sonhar com o título, ainda conseguiram criar um espírito de luta. Como os esforços de Austin ReavesJarred Vanderbilt ou mesmo Rui Hachimura.

“As coisas não param por aqui. Não estamos satisfeitos. Estamos felizes por termos conseguido chegar à segunda fase, mas não estamos satisfeitos. Ainda temos muito trabalho a fazer”, disse Anthony Davis.

Com um Anthony Davis a este nível, os Lakers querem e podem sonhar. Com a importância da defesa nesta fase da competição e também individualidades, possuem armas importantes. No entanto, depois do sucesso da primeira ronda frente aos Grizzlies, a segunda, frente aos Golden State Warriors ou aos Sacramento Kings, também promete ser emocionante.

Mas com AD em campo e a este nível, os Lakers têm boas possibilidades.

Deixe um comentário