Neemias Queta, ambição que não acabará esta madrugada
Neemias Queta, acabado de fazer 22 anos, está prestes a entrar na maior liga de basquetebol do Mundo. A madrugada de 30 de julho poderá fazer história para o desporto nacional. Depois de possibilidades com Betinho Gomes, Carlos ou até Carlos Lisboa, é Neemias quem pode concretizar este sonho.
Depois de três anos de sucesso na universidade de Utah State, ao qual chegou em 2018, a participação no Draft Combine de 2021 coloca-o numa posição otimista em relação ao Draft, bem como os workouts com Phoenix Suns, Milwaukee Bucks, New York Knicks, Toronto Raptors, Sacramento Kings, Los Angeles Lakers, Philadelphia 76ers, Charlotte Hornets e Oklahoma City Thunder.
Foi aos 10 anos que Neemias começou a dar os primeiros passos no basquetebol, no Barreirense. Desde cedo demonstrou vontade em aprender, tendo o seu empenho cativado todos à sua volta. Apesar da distancia para o Barreiro vindo da Moita, Vale da Amoreira, o seu querer e dedicação foi fundamental. Foi no Barreirense que fez a estreia como sénior, tendo de seguida passagem pelo Benfica de um ano, antes de se mudar para Utah.
Antes participou pela seleção no europeu Sub-18 e Sub-20, onde mostrava a sua ambição na modalidade.
Chegou aos Estados Unidos em 2018, onde desde cedo fez sentir o seu impacto. Aqui junta-se a Diogo Brito, o qual teve uma ajuda preciosa na adaptação, e partilhou momentos de glória.
Sendo a NBA o seu sonho, após a primeira época tenta a sua sorte ao participar no Draft Combine de 2019. Reconhecendo que não estaria preparado, optou por continuar na universidade para continuar a sua progressão. No Verão, ajuda a seleção portuguesa de Sub-20 a ganhar a Divisão B, sendo membro do melhor cinco.
Apesar da lesão contraída, tendo feito menos jogos, termina em boa forma onde continua o destaque a nível defensivo. Decide não concorrer ao Draft e manter-se em Utah State. Na terceira temporada tem um protagonismo maior na equipa, no ataque e defesa, tendo voltado a acumular vários registos e prémios.
Após o March Maddness, nova incursão para o Draft, onde a prestação no Draft Combine despertou várias equipas.
Só nos resta acompanhar o sonho do Neemias.
Cá estaremos a apoiar!