NBA abranda com desempenhos de 50 pontos
Por 17 dias, ninguém atingiu a marca de 50 pontos na NBA. À primeira vista, não parece tão distante para uma atuação que se pretende excepcional. No entanto, nunca houve um período tão baixo nesta temporada.
Temos sido particularmente brindados desde o início da temporada, com 21 partidas de pelo menos 50 pontos, já duas a mais do que em toda a temporada 2021-2022. Estas sucederam-se ao longo do ano, por vezes a um ritmo vertiginoso. Num único mês, por exemplo, de 4 de dezembro a 3 de janeiro, tivemos 10. Dois aconteceram na mesma noite, com os 71 pontos de Donovan Mitchell e os 54 de Klay Thompson.
No pior cenário, excluindo o intervalo do All-Star, demorou 14 dias para ocorrerem. Mas desde os 71 pontos de Damian Lillard a 26 de fevereiro, tudo está calmo. Como se a barra de 50 de repente tivesse subido um degrau.
“A calmaria” talvez seja exagerada. Porque ainda só foram 23 partidas em março, ainda longe de terminar. Os jogadores da NBA não pararam de jogar bem, é mais uma questão de simbolismo.
4 – O record de Luka Doncic
Nesta temporada, o jogador que mais fez jogos com mais de 50 pontos em 2022-2023 não é outro senão Luka Doncic. Nada particularmente surpreendente para o segundo melhor marcador da liga. O esloveno tem quatro, incluindo três em intervalos muito curtos durante uma semana em dezembro.
Ele é seguido de perto por Giannis Antetokounmpo e Damian Lillard (3), que estiveram ativos em janeiro e fevereiro. Os únicos outros dois jogadores a acumular várias atuações acima desta marca são Joel Embiid e Devin Booker (2).
71 — O máximo da temporada da NBA
Com 71 pontos cada, Donovan Mitchell e Damian Lillard estabeleceram o recorde do ano atual. Este feito é particularmente memorável, já que apenas seis outros jogadores o conseguiram na história da NBA. Também é a primeira vez desde 1962-1963, quando Wilt Chamberlain o fez três vezes sozinho, que registamos várias performances deste calibre numa única temporada, segundo Marc Stein.
39 — O tempo médio de jogo
Os abençoados que conseguiram somar 50 pontos numa partida jogaram em média 39 minutos nesses encontros. Um tempo de jogo bem acima do que normalmente podemos ver, já que Pascal Siakam, recordista de número de minutos por jogo, tem “apenas” em 37,6.
Foi Devin Booker (31 minutos) quem precisou de menos tempo para realizar a façanha. Pelo contrário, Luka Doncic (47) é quem mais jogou para chegar a esta marca, após prolongamento frente aos Knicks.
18 – 3 — Balanço
Os jogadores com 50 ou mais pontos têm um recorde de 18 vitórias e três derrotas. Apenas Damian Lillard, Stephen Curry e Darius Garland perderam enquanto marcaram tantos pontos.
Em geral, estas atuações são caracterizadas por um sucesso muito grande, com 64% de lançamentos, incluindo 50,1% de três pontos em média. Também não os impedem de conseguir o número habitual de ressaltos (média de 9,3) e distribuir o jogo (6 assistências). Nestas condições, a vitória parece ser um resultado lógico.