Kyrie Irving, os vencedores e perdedoras da troca
Kyrie Irving é jogador dos Dallas Mavericks, pelo menos por alguns meses, após a sua troca no domingo. Obviamente, este movimento tem implicações para muitas equipas, mesmo além do caso de Irving…
Brooklyn Nets: vencedores
Se Kevin Durant solicitar a sua troca novamente em breve, podemos mudar de opinião. Mas, de momento, os Nets são vencedores claros. Chega de drama, chega de rituais no balneário e pelo campo, chega de declarações desportivas e extra-desportivas, os intempestivos pedidos de trocas… em Brooklyn, vão lamentar um pouco a beleza do jogo de Kyrie, certamente inigualável na NBA, mas nem tudo que o acompanhou.
A poucos meses do fim do seu contrato e com o perfil instável e divisivo, não era garantido que Kyrie Irving seria alvo de ofertas realmente boas neste momento. Conseguir alguém de bom nível e que conhece a casa como Spencer Dinwiddie, uma peça defensiva como Dorian Finney-Smith, uma 1ª escolha do draft de primeira ronda e várias de segunda, foi quase inesperado e parece ser um preço francamente alto. Sean Marks não perdeu o jeito de negociar.
Dallas Mavericks: prováveis perdedores
Dizemos “provavelmente” perdedores, porque há um cenário ainda possível em que Kyrie Irving se concentra por 4 meses, faz o espetáculo que sabemos que pode fazer, encontra paz interior, torna-se o melhor amigo de Luka Doncic e cria raízes em Dallas. Neste caso, será uma excelente jogada. Mas, infelizmente, é muito difícil imaginar este universo onde tudo não giraria em torno de Kyrie. Os Mavs tinham poucas possibilidades de vencer da forma que estavam, mas foi realmente a melhor jogada possível? E acima de tudo, com este pacote, francamente nada mau, não havia outro tipo de jogadores a procurar?
Se Dallas conseguir recuperar um extremo com perfil defensivo, ficaremos um pouco menos preocupados. Cuidado para não minimizar a importância e as qualidades de Dorian Finney-Smith tinha nesta equipa.
Kyrie Irving: Vencedor
Do seu ponto de vista, é provavelmente uma vitória. O clima ao seu redor, com a sequência Covid mais o caso do documentário anti-semita, era demasiado ruído, mesmo que ele seja 90% responsável por isto. Há alguns meses, não tínhamos certeza se ele ainda tinha lugar na liga devido a tanta situação. Ter direito a um recomeço e à oportunidade de recuperar a sua imagem para convencer as equipas a dar-lhe o contrato que pretende dentro de alguns meses é quase inesperado.
Por outro lado, alguém o avisou que Mark Cuban, o novo chefe, vem de uma família judaica da Europa de leste?
Kevin Durant: vencedor e perdedor
Kevin Durant não estará mais associado a Kyrie e não terá mais que defendê-lo. “KD” tem a oportunidade de recomeçar com algo novo e ajudar a reconstruir uma equipa coesa a curto e médio prazo. Tudo isto obviamente se ele não repetir um pedido de saída.
Por outro lado, agora que a experiência KD-Kyrie acabou, podemos dizer sem receio que terá sido um fiasco total, especialmente para Kevin Durant. “KD” queria a “sua” equipa e construí-la com Kyrie, durante os seus respectivos “primes”. Acabou por perder muitos bons anos, só porque fez parceria com a pessoa errada e realmente não queria assumir a responsabilidade por isso. Em termos de legado, é um grande golpe.
Luka Doncic: vencedor e perdedor
Em teoria, se tudo correr bem, Luka não precisa de marcar 50 pontos para os Mavs terem uma possibilidade de vencer. E ainda em teoria, as qualidades de Kyrie podem ser complementares às de Luka. Mas se ele expressou bem as suas preocupações ao front office e a resposta foi trazer Kyrie Irving por 4 meses e ponto, parece um pouco superficial e improvável para satisfazê-lo.
O esloveno ainda sofre com a saída de Jalen Brunson, e Kyrie não é bem o mesmo jogador. A médio e longo prazo, não temos a certeza se o que acabou de acontecer pode tranquilizar Doncic sobre o seu interesse em fazer de Dirk e passar toda a carreira em Dallas.
Cam Thomas: vencedor
Já havíamos visto o seu talento em alguns momentos desde a sua chegada à NBA. Sem Kyrie, e mesmo que Spencer Dinwiddie entre no cinco, veremos uma versão aprimorada de Cam Thomas. O primeiro jogo sem Kyrie? 44 pontos, 6 ressaltos, 5 assistências, 16/23 e uma vitória sobre Washington.
Los Angeles Lakers: vencedores
Como se já não fosse complicado o suficiente para eles… queriam adicionar Kyrie Irving na equação? Eles têm a oportunidade de fazer jogadas mais inteligentes para salvar a sua temporada dentro do prazo de trocas. Mesmo que LeBron pareça chateado e a base de fãs pareça insatisfeita, não parece que fosse resultar…
Houston Rockets: vencedores
Houston possui todas as escolhas da primeira ronda dos Nets até 2027 desde a troca de James Harden. Ver Brooklyn enfraquecer, mais a possibilidade de Kevin Durant não gostar do que acabou de acontecer e querer ir embora, pode rapidamente transformar-se num jackpot para os Rockets. Quanto menos competitivos forem os Nets, mais os texanos estarão satisfeitos…