Embiid pode não jogar por França
Natural dos Camarões, Joel Embiid sonha com uma medalha olímpica. Um objectivo que parece complicado com a sua seleção, ainda que os leões indomáveis consigam alinhar com uma boa equipa e com Pascal Siakam ao seu lado. O poste dos Philadelphia Sixers tornou-se francês durante o verão. Não participou no Eurobasket 2022, mas o treinador francês, Vincent Collet, gostaria de tê-lo nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, ou mesmo no Mundial de 2023.
Mas os franceses terão adversário. De facto, algumas semanas depois, Embiid obteve a nacionalidade americana. Está em condições de se juntar à melhor equipa do mundo. Com uma forte possibilidade de uma medalha de ouro se decidir jogar ao lado das outras estrelas da NBA que compõem a seleção dos EUA. De acordo com Marc Stein, os líderes do Team USA obviamente têm a ambição de recrutar o jogador.
Joel Embiid terá de fazer a sua escolha. Nunca viveu em França, mas fala francês. Mora nos Estados Unidos há vários anos e o seu filho é um cidadão americano. Os Blues têm uma pequena vantagem desde que Boris Diaw e alguns jogadores do grupo já terem conversado com ele sobre esta ideia. Uma situação a acompanhar.