E se houver descidas da liga?
Não é novidade que a NBA teme uma temporada histórica para alcançar os últimos lugares. A razão para esta situação? As boas escolhas de Draft, e o francês Victor Wembanyama. Esperado como a escolha número 1 do Draft da NBA de 2023, o interior poderá ser um talento geracional que faz todas as equipas sonharem.
Assim, durante a temporada, várias formações correm o risco de disputar os últimos lugares. Enfraquecer a equipa e perder partidas. Um problema para a liga em relação ao espetáculo proposto. Mas também à imagem devolvida…
Consciente desta situação, o chefe Adam Silver procura ativamente uma solução.
“Isto é um problema sério. Já alertámos as equipas. Vamos dar uma atenção especial a esta questão este ano. Um sistema de descidas? Isso atrapalharia muito o nosso modelo de negócios.
E mesmo se entrassem duas equipes da G-League, não estariam preparadas para serem competitivas na NBA. É algo que temos de estar atentos. O Draft é, em princípio, um bom sistema. Mas eu entendo, especialmente quando parece que um jogador único está a chegar, como é o caso deste ano”, disse Adam Silver.
A curto prazo, a liga não poderá fazer nada para evitar o decorrer deste ano. Mas daqui para frente, esta é realmente uma questão importante a ser abordada.