Dončić continua numa caminhada a passos largos com o MVP em mente
Luka Donic voltou a deliciar os adeptos de NBA com mais uma exibição de outro planeta na noite de ontem. Frente aos atuais campeões, Golden State Warriors, o esloveno registou 41 pontos, 12 ressaltos e 12 assistências, e foi a principal figura de um jogo que culminou na vitória dos Dallas Mavericks. A verdade é que estamos a falar de um talento geracional, como se soube ainda antes da sua chegada à liga, que caminha a passos largos para o seu primeiro prémio de MVP. Ou será muito cedo para falar deste prémio?
A verdade, é que apesar de ter apenas 20 jogos esta temporada, conta com média 35 pontos, 8.7 ressaltos e 8.4 assistências por jogo, e é há duas semanas líder da corrida ao prémio, promovida pelo site oficial da NBA. Mas no que consta o estilo de jogo de Doncic, que faz dele o melhor marcador da liga?
Como não é um jogador propriamente veloz , Doncic acaba por ter um estilo de jogo bastante único na forma como se consegue tornar numa ameaça para qualquer adversário. A utilização do corpo para ganhar espaços é algo vital no seu jogo, tal com o seu lançamento letal, que é uma das armas que vai “afinando” cada vez mais. Possui uma grande capacidade de leitura de jogo, que lhe permite “enganar” os adversários com simulações de lançamento. Não se pode deixar de referir um dos seus movimentos mais conhecidos, o “stepback”, que antecede um lançamento. Não esquecendo a sua capacidade de “playmaking”, pois os seus pontos acabam por ofuscá-la, mas a verdade é que estamos a falar de um dos jogadores com melhor capacidade de passe na NBA. A nível defensivo consegue ser um jogador sólido e “matreiro”, conseguindo roubos de bola, e aproveitando a sua estatura para conseguir ressaltos.
Na verdade, nota-se uma grande influência europeia na forma como Luka Doncic atua, e é isso que o torna num dos jogadores mais únicos da liga. Enquanto muitos dos “bases” da nova geração possuem características atléticas que permitem um estilo de jogo rápido e explosivo, o jogador dos Mavericks coloca em prática outras virtudes para fazer balançar as redes dos adversários, e é o melhor marcador da liga atualmente.
Mas voltando à conversa de MVP, ainda existe muito caminho pela frente, e o começo de temporada dos Dallas Mavericks também não está a ser o melhor. Apesar do “brilharete” de Luka, a equipa tem 10 vitórias e 10 derrotas, e ocupa a 9ª posição da conferência Oeste. O registo da equipa tem um peso considerável nos critérios ao prémio, e é algo que os texanos têm de continuar a trabalhar. O jogador pode, de facto, chegar a esse objetivo, mas tem a concorrência de estrelas como Jayson Tatum, Steph Curry e Giannis Antetokounmpo, todos eles em equipas mais competitivas e bem qualificadas que os Mavericks.
Por agora, resta-nos apreciar as exibições do jogador, numa caminhada que poderá ser brindada com um final feliz.