FIBA World Cup 2023 – Previsões Vencedores, MVP, Dark Horse, etc

O Mundial está prestes a começar e antes deste começar, nada como deixar algumas previsões de quem pode ser o vencedor, MVP, Top Scorer, entre outros

Medalhas

O principal, as medalhas e o título de campeão do mundo está em jogo neste torneio. No fim do artigo tem presente a simulação que resulta neste resultado mas a aposta é que o caneco principal não vai para os Estados Unidos da América. Apesar de terem muita profundidade no plantel e claramente o melhor plantel, com Anthony Edwards, Jalen Brunson, Brandon Ingram, Jaren Jackson Jr., entre outros e terem muito bons resultados nesta fase de amigáveis, o facto de não jogarem em regras FIBA até aos torneios pode ser uma desvantagem. Outra desvantagem é mesmo a falta de química que pode aparecer, apesar de não transparecer nos amigáveis.

A chegada à final dos Estados Unidos da América é quase inevitável (shoutout Thanos), porém a Alemanha tem bastantes ferramentas para chegar ao ouro e esta é a previsão. Comandados por Franz Wagner (dos melhores e mais completos jogadores jovens da NBA) e por Dennis Schröder e complementada pelo sharpshooter Andreas Obst, Mo Wagner ou Johannes Voigtmann, esta seleção tem tudo para surpreender tudo o resto, mesmo com a ausência de Maxi Kleber. Uma estrela em ascenção, uma equipa oleada como uma máquina de origem alemã e jogadores complementares com anos de experiência em regras FIBA.

Para o terceiro lugar, significando que fica pelas meias-finais, a aposta vai para o Canadá. Tem discutivelmente o segundo melhor jogador do torneio em Shai Gilgeous-Alexander, um poste perfeito para o tipo de jogo de FIBA em Kelly Olynyk e toda a equipa em volta, tem tudo para ganhar a quase, senão todas as equipas, ainda mais se tivessem presente Jamal Murray ou Andrew Wiggins, mas a experiência por vezes pode falar mais alto. A previsão é que este último jogo seja disputado com a veterana Austrália, cheia de star power de Patty Mills, Joe Ingles ou Dante Exum e juventude também em Josh Giddey, Josh Green ou Dyson Daniels, que fará certamente um torneio excelente e que não terá Ben Simmons mas que não parece passar o Canadá caso exista este confronto direto.

Previsão Campeão

1º – Alemanha; 2º – E.U.A.; 3º – Canadá

MVP

Seguindo na mesma lógica, a aposta para o MVP vai de encontro de quem poderá ganhar o torneio e de acordo com a previsão aqui presente. Na seleção germânica, a ascenção atmosférica do brilhante Franz Wagner pode resultar e culminar num MVP deste FIBA World Cup. Obviamente, que ao ter E.U.A. em segundo, significa que a aposta em segundo para MVP vem dos E.U.A. e não, a escolha não é tão fácil como parece. Apesar de Anthony Edwards estar preparado para assumir nos Timberwolves, as regras da FIBA parecem aumentar e potenciar Jaren Jackson Jr. que tem todas as ferramentas se continuar a ser utilizado como está a ser utilizado nos amigáveis, quase como um Draymond Green por parte de Steve Kerr. Se o título acabar em terras canadianas, a escolha parece bastante simples, Shai Gilgeous-Alexander certamente acabaria com o MVP que como já aqui referido, é discutivelmente o segundo melhor jogador do torneio.

Previsão MVP

1º – Franz Wagner; 2º – Jaren Jackson Jr.; 3 – Shai Gilgeous-Alexander

Top Scorer

Porque nem sempre o MVP é o top scorer do torneio e que pode facilmente ser a situação neste torneio. A aposta mais óbvia mas quase de certeza a aposta certa é que Luka Doncic será o melhor marcador deste torneio. As ausências de Goran Dragic e Vlatko Cancar deixam esta equipa muito desfalcada e com poucas opções ofensivas adicionais, apesar de se poder destacar Mike Tobey nesta seleção da Eslovénia. Outra opção para este prémio por estar numa equipa que apesar de muitos anos de continuidade e talvez até a equipa que joga melhor basquetebol, a Finlândia tem um foco. Lauri Markkanen será a opção principal e depois de ter ganho Most Improved Player e ser All-Star e com o suporte de jogadores como Miro Little ou Sasu Salin, pode facilmente levar este prémio. Por fim, numa situação semelhante e por estar provavelmente numa situação de redenção e numa situação em que o estilo de regras FIBA ajuda o tipo de jogo, Karl-Anthony Towns pode ser o melhor marcador deste torneio pela República Dominicana. Muito talento tem esta equipa como Lester Quiñones ou L.J. Figeroa mas o foco será Towns que tem todas as ferramentas para brilhar neste torneio.

Previsão Top Scorer

1º – Luka Doncic; 2º – Lauri Markkanen; 3º – Karl-Anthony Towns

Equipa mais overrated

Tal como justificado previamente, a Eslovénia tem o melhor jogador do torneio mas fica por aí. Muitas esperanças estão neste país mas Luka Doncic apenas consegue levar até um certo ponto sendo provavelmente a seleção mais sobrevalorizada deste torneio. Outro país do basquetebol é a Lituânia que aparece em alguns tops para medalhas, mas a ausência de Domantas Sabonis e Marius Grigonis deixam este país muito desfalcados, “apenas” com Jonas Valanciunas, Donatas Motiejunas, Brazdeikis e a esperança de Rokas Jokubaitis. A equipa é forte mas não parece conseguir passar a segunda fase. A Espanha, Grécia ou Itália podiam claramente estar aqui mas os treinadores deixam complicado serem assim escolhidos. Sérgio Scariolo, Dimitrios Itoudis e Gianmarco Pozzecco são génios do basquetebol. Por isso, a aposta para terceiro seria a França. Apesar de serem sempre muito fortes com Rudy Gobert, Evan Fournier, Nando De Colo e crescimento de Yabusele, Élie Okobo, entre outros, a queda de forma de Fournier, De Colo e Batum deixam esta seleção francesa muito limitada do lado ofensivo.

Previsão equipa mais overrated

1º – Eslovénia; 2º – Lituânia; 3º – França

Dark Horse

A história do underdog, a Cinderela Story como muito é falado e normalmente o que todos gostam de acompanhar e este ano há umas boas apostas para este “prémio”. Em primeiro lugar e já mencionada aqui, a República Dominicana tem tudo para ir bem mais longe que o esperado. Karl-Anthony Towns pode ser o MVP do torneio porque para além de ter muitas ferramentas ofensivas, para o estilo de jogo da FIBA, tem também tudo para brilhar do lado defensivo. Esta equipa conta também com L.J. Figeroa que irá jogar no ratiopharm ulm, Angel Delgado, Lester Quiñones (que fez uma boa Summer League pelos Golden State Warriors) ou Jean Montero que irá jogar no Real Bétis, uma equipa muito perigosa. De seguida e uma dos países mais entusiasmantes de ver apesar de não ter nenhuma estrela associada, o Sudão do Sul, que arrasou as qualificações em África e que jogam um basquetebol rápido, entusiasmante e moderno. O nome maior é quem está por trás da associação, Luol Deng, mas em campo é deitar os olhos em Kuany Kuany, Wenyen Gabriel, Carlik Jones ou Nuni Omot, das melhores equipas a ver. Por fim e também com boa capacidade de surpreender é a Geórgia. Liderados pelo genial point-forward Tornike Shengelia e complementados pelo frontcourt gigantesco de Sandro Mamukelashvili ou Goga Bitadze, são uma equipa com playmaking em todas as posições, que podem jogar com imenso tamanho e surpreender muitas equipas.

Previsões Dark Horse

1º – República Dominicana; 2º – Sudão do Sul; 3º – Geórgia

Previsões

Fase 1

Grupo A

1º – Itália
2º – República Dominicana
3º – Filipinas
4º – Angola

Grupo B

1º – Sérvia
2º – Sudão do Sul
3º – China
4º – Porto Rico

Grupo C

1º – E.U.A.
2º – Grécia
3º – Nova Zelândia
4º – Jordânia

Grupo D

1º – Lituânia
2º – Montenegro
3º – Egito
4º – México

Grupo E

1º – Alemanha
2º – Austrália
3º – Finlândia
4º – Japão

Grupo F

1º – Eslovénia
2º – Geórgia
3º – Venezuela
4º – Cabo Verde

Grupo G

1º – Espanha
2º – Brasil
3º – Irão
4º – Costa do Marfim

Grupo H

1º – França
2º – Canadá
3º – Letónia
4º – Líbano

Fase 2

Grupo I

1º – Itália
2º – República Dominicana
3º – Sérvia
4º – Sudão do Sul

Grupo J

1º – E.U.A.
2º – Grécia
3º – Montenegro
4º – Lituânia

Grupo K

1º – Alemanha
2º – Austrália
3º – Geórgia
4º – Eslovénia

Grupo L

1º – Canadá
2º – França
3º – Espanha
4º – França

Quartos de Final

Itália – Grécia
Alemanha – França
E.U.A. – República Dominicana
Canadá – Austrália

Meias de Final

Itália – Alemanha
E.U.A. – Canadá

3º Lugar

Canadá – Itália

Final

E.U.A. – Alemanha

NOTA: Artigo de opinião por Tomás Carneiro. É simplesmente um artigo de opinião.

One thought on “FIBA World Cup 2023 – Previsões Vencedores, MVP, Dark Horse, etc

Deixe um comentário