Dikembe Mutombo, lenda da NBA, morreu com cancro
Dikembe Mutombo, poste lendário e 4x DPOY da NBA, faleceu aos 58 anos com um cancro no cérebro.
Dikembe Mutombo partiu esta segunda-feira, após 2 anos de luta contra o cancro. Mutombo não era só um jogador de basquetebol, Mutombo era um exemplo de homem, de excelência e de humildade. Desde o seu último ano na NBA, em 2009, que Dikembe dedica a sua vida na luta para fazer do planeta um lugar mais unido e justo.
O poste congolês fundou a ‘Fundação Dikembe Mutombo’ em 1997, concentrando-se em melhorar a saúde, a educação e a qualidade de vida das pessoas no Congo. A sua fundação liderou a construção de um hospital de 170 camas em Kinshasa, a capital do país. Essa instalação já salvou quase meio milhão de pessoas. “Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para ser o primeiro Embaixador Global da NBA. Era um humanitário por completo.” Declarou Adam Silver, Comissário da NBA.
Mutombo ficará para a história do basquetebol como um defensor formidável, do melhor que já houve. O poste teve os seus anos de ouro na década de 90, onde chocava com Shaq, Ewing, Robinson e Olajuwon, alguns dos melhores de sempre. Com quatro prémios de Jogador Defensivo do Ano (1995, 1997, 1998, 2001), oito aparições no All-Star Game e com o posto de segundo jogador com mais desarmes de lançamento na história da NBA, Dikembe Mutombo deixou o seu nome na história da modalidade. Um autêntico ‘Hall of Famer’!