Décadas a sonhar: Neemias Queta estreou-se nas Finais da NBA numa derrota dos Celtics

Foram décadas a sonhar e sonhar, mas finalmente, tivemos um português nas finais da melhor competição do mundo de basquetebol.

Numa derrota pesada e dolorosa, os Dallas Mavericks amassaram os Boston Celtics de forma, quase que, humilhante (122 – 84 ). Num jogo onde Dallas estabeleceu a sua dominância logo no primeiro quarto, Boston teve a imperfeita junção de errar lançamentos, falta de confiança e muito azar.

Pouco há para dizer sobre este jogo, foi uma “abada” das antigas. Do lado dos Boston Celtics vimos uma equipa perdida, com pouca confiança, relaxada e pouco agressiva. Enquanto a equipa da casa, comandada pelos 29 pontos de Luka Doncic, mostrou agressividade e vontade de levar a série para Boston, e assim conseguiu.

Boston precisou, especialmente no primeiro e segundo quarto, de Brown e Tatum. Os Jay’s são as caras da equipa e isso não serve só para merchandising, serve também para identificar quem são as mulas de carga da equipa, quem decide os jogos e quem alavanca a equipa quando está na lama. E hoje, nem Tatum, nem Brown, conseguiram alavancar os seus companheiros.

Neemias entrou na segunda metade do quarto período e deu o pontapé-de-saída com um desarme de lançamento, seguido de um afundanço vindo de uma ponte aérea. O poste do Vale da Amoreira anotou 2 pontos e um desarme de lançamento em 5 minutos em campo e tornou-se assim, no primeiro português a jogar nas Finais da NBA.

“É muito importante, para mim, carregar o nome de Portugal e a bandeira”– Foi com esta frase que Neemias abordou como é representar Portugal, momentos antes de ser o primeiro português a jogar nas Finais.

É um momento para a história do desporto português! Neemias foi o primeiro a entrar num campo da NBA, a disputar o jogo de Natal, a participar nos Playoffs e jogar nas Finais, isto é, no mínimo, histórico. Do Vale da Amoreira para disputar no mesmo nível onde ícones como Michael Jordan, Larry Bird, LeBron James e tantos outros! Tudo é possível se tivermos essa mesma imagem nas nossas cabeças, e o Neemias que o diga.

Daniel Pimpão

Sou um apaixonado por basquetebol, vivo e respiro este desporto que nos tira horas de sono. Tenho 19 anos e um sonho de um dia ser um dos melhores jornalistas portugueses. Estou a tirar Comunicação Social em Abrantes, no âmbito de jornalismo. Olhar sempre para a frente, mas trabalhar com a cabeça para baixo.

Deixe um comentário