BOSTON CELTICS E NEEMIAS QUETA SÃO CAMPEÕES DA NBA!

Nesta madrugada de terça-feira, os Boston Celtics receberam no TD Garden os Dallas Mavericks para disputar o jogo 5 das Finais da NBA. O jogo terminou 106 – 88 para a equipa de Boston, que lutou incansavelmente pela bola do primeiro ao último minuto. Este encontro deu o ponto final na época da NBA, que ficou com um sabor a confete verde e branco. O MVP das Finais foi Jaylen Brown, que fechou a série com médias de 20.8 pontos, 5.4 ressaltos e 5 assistências por jogo.

Boston conquistou o 18º campeonato da sua história, isolando-se assim como a equipa com mais títulos na história da NBA. Uma equipa que ficará na história por mostrar um basquetebol coeso, emocionante e estrelado. Jayson Tatum, Jaylen Brown, Kristaps Porzingis, Jrue Holiday, Derrick White, Al Horford, Sam Hauser, Payton Pritchard, Neemias Queta, Luke Kornet, Xavier Tillman e os génios por de trás disto tudo, Brad Stevens e Joe Mazzulla.

As Finais terminaram em cinco jogos, quatro para Boston e um para Dallas. Luka Doncic tentou de tudo, com jogos espetaculares, mas há quem acredite que as lesões que o esloveno sofreu durante os Playoffs tiveram um impacto notável nesta série.

Jayson Tatum teve um arranque lento na série, mas colocou o pé no acelerador nos últimos jogos, especialmente no jogo 5, o encontro decisivo. Tatum tornou-se no 6º jogador da história da NBA a vencer o campeonato a liderar a sua equipa em pontos, ressaltos e assistências nos Playoffs. A estrela norte-americana esteve perto de receber o prémio de MVP das Finais, mas perdeu por pouco para o seu “parceiro no crime”, Jaylen Brown.

Brown fica para a história ao vencer o prémio de MVP das Finais, com médias de 20.8 pontos, 5.4 ressaltos e 5 assistências por jogo, e, provavelmente, o fator que o levou a conquistar este prémio, a sua disponibilidade em praticar uma defesa colada aos astros de Dallas, Luka e Kyrie.

Brown recebeu, no ano passado, o maior contrato da história da liga e foi muito contestado por isso. Hoje, dia 18 de junho de 2024, consagra-se campeão da NBA e vencedor do troféu do maior ícone da cidade de Boston, eterno Bill Russell.

Neemias Queta também se consagrou campeão da NBA, tornando-se assim, no primeiro português a conquistar um anel da NBA. O poste do Vale da Amoreira jogou no jogo 4 e fez 2 pontos. Neemias não teve as oportunidades nos Playoffs que teve na temporada regular, mas a hora do poste luso vai chegar!

Dia 17 de junho (EUA) passou, hoje, a ser um dia histórico para a franquia de Boston. Hoje, em 2024, irão pendurar a faixa número 18, mas há exatos 16 anos atrás, em 2008, o número 17 era conquistado pela turma de Paul Pierce, Kevin Garnett e companha.

Daniel Pimpão

Sou um apaixonado por basquetebol, vivo e respiro este desporto que nos tira horas de sono. Tenho 19 anos e um sonho de um dia ser um dos melhores jornalistas portugueses. Estou a tirar Comunicação Social em Abrantes, no âmbito de jornalismo. Olhar sempre para a frente, mas trabalhar com a cabeça para baixo.

Deixe um comentário