Corrida pelo topo do Oeste ao rubro
A temporada regular da NBA está cada vez mais próxima do fim, terminando no dia 14 de abril. A pouco mais de um mês do final da época, a corrida pelo primeiro lugar da conferência Oeste promete trazer emoção e espetáculo até ao último jogo.
Minnesota Timberwolves, Denver Nuggets, Oklahoma City Thunder e Los Angeles Clippers são os 4 primeiros lugares, separados por três jogos. Com a temporada a chegar ao final e a importância de uma boa classificação para um caminho teoricamente mais acessível nos playoffs, é provável que estas equipas deem tudo até à ultima partida.
Os Minnesota Timberwolves lideram atualmente a conferência com um record de 43-19, a equipa tem sido um dos grandes destaques defensivos na temporada, com Rudy Gobert a liderar o eixo defensivo da equipa e Anthony Edwards a ser a principal presença ofensiva. A equipa está a realizar talvez a sua melhor campanha de sempre, podendo bater o record do franchise de 51 vitórias.
Em Oklahoma, o ambicioso projeto jovem dos Thunder começou a dar frutos esta temporada, com um Shai Gilgeous-Alexander a nível de MVP. O núcleo da equipa está bem assente para os próximos anos, sendo que a margem de progressão é ainda maior e podemos estar perante uma futura dinastia a formar-se pela mão de Sam Presti. Chet Holmgren e Jalen Williams também se assumiram como peças fundamentais ao projeto da equipa, que ainda tem 12 escolhas de primeira ronda nos próximos 5 anos.
Os campeões Denver Nuggets podem ser considerados os principais favoritos a terminar no topo do Oeste. Uma equipa consolidada e com um núcleo forte, que liderada pela genialidade de Nikola Jokic, torna-se também uma grande possibilidade a revalidação do título da temporada passada.
Por fim, os Clippers tiveram um começo atribulado logo após a troca por James Harden, mas a recuperação dos californianos é notável e dá bastantes esperanças para a equipa nos playoffs. É provável que a própria equipa assim que se vir fora da luta pelo primeiro lugar acabe por fazer descansar os seus jogadores, para evitar mais problemas com lesões nos playoffs, como tem sido recorrente nas últimas temporadas.
Após alguns anos com desiquilíbrios, a conferência Oeste volta a ter uma grande temporada, com uma mistura da irreverência jovem de algumas equipas com a experiência de outras. A luta pelo primeiro lugar será interessante de acompanhar, até para perceber como chegarão as equipas aos playoffs.