Como poderá o Brasil atingir os Quartos de Final do Mundial 2023?

A fase de grupos deste Campeonato Mundial de Basquetebol chegou ao fim e o Brasil terminou-a no 2º lugar do seu Grupo (Grupo G, em que figuravam também Espanha, Costa do Marfim e Irão). Existem então 16 selecções que avançaram para esta 2ª fase e foram agora reagrupadas em quatro novos grupos. Por outro lado, as equipas eliminadas disputam as posições abaixo da 17ª geral, o que significa que além dos Oitavos de Final, ainda existirão outros jogos para definir as outras posições.

Conclui-se, portanto, que os Oitavos de Final deste torneio não são a eliminar. Tal como na primeira fase, os dois melhores de cada grupo avançam para os Quartos de Final. As duas selecções nacionais que se classificaram em primeiro e segundo do grupo A juntar-se-ão com as duas mais bem classificadas do Grupo B, formando um novo grupo. E por ai em diante até aos últimos grupos (G e H).

Os novos grupos formados são I, J, K e L, em que o grupo I é composto pelos dois melhores classificados do grupo A e B enquanto que o grupo J terá os dois melhores classificados dos Grupos C e D. O mesmo acontece para os restantes dois grupos. No grupo L ficou a seleção canarinha, juntamente com a Espanha (que ficou em 1º do seu grupo na fase preliminar), o Canadá (1º do Grupo H) e a Letónia (2ª classificada do grupo H). Falta só referir que tudo o que se passou na primeira fase é transportado para a segunda: número de vitórias, derrotas e saldo de pontos de cada equipa.

Desta forma, a equipa comandada por Gustavo de Conti começa esta fase na 3ª posição, com o mesmo número de vitórias e derrotas que a Letónia, mas com um saldo de pontos superior, o que deixa a equipa europeia como a lanterna vermelha do grupo. Tanto o Canadá como a Espanha alcançaram três vitórias na fase preliminar, mas uma vez que o saldo de pontos do Canadá (111) é superior ao da Espanha (68) é a equipa da América do Norte que parte na frente para esta nova fase.

Para que o Brasil possa sonhar com um lugar nos 8 Melhores deste Campeonato Mundial de Basquetebol a melhor hipótese seria vencer os dois jogos que tem. Mesmo assim, o lugar nos Quartos não estaria garantido. O Brasil somaria quatro vitórias, mas Canadá e Espanha também poderiam chegar ao mesmo número de triunfos, por isso o saldo de pontos seria decisivo neste caso. Para a selecção canarinha avançar sem depender do saldo de pontos, além de vencer os seus dois jogos,a Espanha também teria de o fazer (vencer Canadá e Letónia). Nesse caso, as duas seleções do grupo G classificar-se-iam.

Não é fácil prever derrotas do Canadá neste Mundial com a consistência que estão a demonstrar, por isso consideremos aqui que o Brasil perderá esse jogo mas vence o jogo com os Letões. Aqui a situação complicar-se-ia e o saldo de pontos seria determinante. A hipotética derrota com o Canadá teria obrigatoriamente de ser por uma margem pequena e o possível triunfo sobre a Letónia teria de ser por uma larga margem. E mesmo após tudo isto, ainda seria necessário que a Espanha perdesse a vantagem que leva no saldo de pontos frente ao Brasil.

Conclui-se que duas vitórias nestes dois jogos deixariam o Brasil muito bem encaminhado para a classificação, apesar de não a garantir a 100%. Por outro lado, perdendo com o Canadá essa vaga para os Quartos fica muito mais distante.

Jogos do Grupo L

01/09: Espanha – Letónia (10h45)

01/09: Brasil – Canadá (14h30)

03/09: Brasil – Letónia (10h45)

03/09: Espanha – Canadá (14h30)

*Horas apresentadas são de Portugal Continental

Deixe um comentário