Carmelo Anthony, Rookie do ano, em vez de Lebron James?

A NBA rookie class de 2003 tinha imenso talento, como LeBron James, Dwyane Wade, Carmelo Anthony e Chris Bosh. Destes, James e Anthony estavam na disputa pelo título de Rookie do Ano. Como a maior parte dos fans sabe, James ganhou o prémio e Anthony ficou em segundo.

E se disséssemos que Anthony foi prejudicado nesta atribuição?

No Draft ambos foram escolhas top5, significando que foram para equipas com o pior desempenho, neste caso os Cleveland Cavaliers e Denver Nuggets. Graças ao seu impacto, as equipas melhoraram bastante. Os Nuggets conseguiram o acesso aos playoff, enquanto os Cavs não chegaram a tanto. Os Nuggets tinham tido um record de 17-65 na época 2002-03, com Melo saltaram para 43-39 com presença nos Playoff. A equipa perdeu na primeira ronda, mas foi um salto significativo de uma época para outra. Os Cavaliers, tinham tido um record igual, 17-65 na época anterior, com James, terminaram com 35-47 muito próximo de acesso aos playoff.

O que pode surpreender são os dados estatísticos de ambos os jogadores. Tiveram uma época fantástica de rookie. O mais inesperado serão os dados superiores de Anthony em muitas áreas. James, teve médias de 20.9 pontos, 1.6 roubos de bola, 5.9 assistências, 5.5 ressaltos, e “Effective Field Goal Percentage”( eFG%) de 43.8.

Anthony, teve 21 pontos, 1.2 roubos de bola, 6.1 ressaltos e eFG% de 44.9. No true shooting percentage, Anthony teve 50.9, James 48.8.

Melo teve melhores números em várias categorias, inclusivamente mais sucesso na sua equipa. Por este motivo, muitos defendiam a atribuição do prémio a Carmelo Anthony.

Deixe um comentário