Bruno Caboclo poderá equilibrar os Rockets
O brasileiro Bruno Caboclo, possívelmente pouco conhecido para os adeptos dos Rockets, poderá ter um papel fundamental na equipa. O ex-jogador dos Memphis Grizzlies, trocado por Jordan Bell há dias apesar de estar ainda a recuperar de uma lesão no joelho. Depois de ter sido escolhido no Draft de 2014 pelos Raptors, não teve muitos minutos na NBA, tendo passado pela G-League. Em 2018-19 fez a melhor época ao serviço dos Grizzlies.
Com a estratégia de D’Antoni pelo small-ball lineup, a maioria das vezes com 5 atiradores de 3 pontos, dada a falta de ressaltos têm menos posse de bola para marcar pontos. Haverá momentos em que é necessário altura, não podemos esperar que PJ Tucker possa jogar a poste todos os jogos, especialmente contra equipas como os Lakers com três postes altos (Davis, McGee e Howard). Caboclo, 24 anos, com 2.06m de altura, pode trazer a necessária altura. Será um dos jogadores mais altos do plantel, apesar de não ser poste, deverá ser convertido por D’Antoni. Outro ponto a favor é o wingspan de 7-7, que traz vantagens na defesa e luta por ressaltos. Com a saída de Capela, Caboclo poderá ser o melhor ressaltador da equipa, numa área onde tem bons números.
Caboclo também tem como vantagem o lançamento de três pontos, apesar de nesta época não estar bem. No entanto, na época passada teve uma percentagem de 36.9 nos Grizzlies, o que é encorajador. Não terá pressão para marcar constantemente, com Harden e Westbrook como companheiros. Os Rockets estão a lançar cerca de 43 triplos por jogo, Caboclo terá oportunidades para usar o seu lançamento longo. No entanto, sem a presença de Capela, a defesa será o ponto mais requisitado para Caboclo.
Veremos se consegue ganhar uma posição de destaque na equipa. Está previsto regressar ao ativo apenas após o all star.