Best Defender, Rising Star e Coach of the Year – Prémios Euroleague 2023/2024
Falta a fase final da Euroleague mas já podem ser dados prémios para esta fantástica época de Euroleague!
Best Defender
1 – Jerian Grant – SG – Panathinaikos Athens
O MVP da Eurocup de 2022-2023 é o principal motivo em campo para a defesa impenetrável do Panathinaikos nesta segunda metade da época. Com 1.6 roubos de bola por jogo, que é representativo em parte do trabalho que faz, Jerian Grant é uma peste do lado defensivo em que muito do seu impacto não se faz notar na boxscore, porém, desde o início de 2024 que o Panathinaikos apenas permitiu mais de 80 pontos em apenas 4 dos seus 16 jogos e em boa parte é devido à agressividade no perímetro de Jerian Grant que é neste momento o melhor defesa em bola da Euroleague.
2 – John Brown – PF – AS Monaco
Um ataque tão potente como o Monaco precisa de uma máquina versátil defensiva como John Brown. Defende constantemente o melhor jogador da equipa adversária, seja qual for a posição e é responsável por algumas das piores performances dos melhores jogadores da Euroleague quando jogam contra ele. A versatilidade pode ser a carta que lhe dá o prémio acima de Grant, o que seria uma boa prenda para o veterano de 32 anos.
3 – Walter Tavares – C – Real Madrid
Um top de melhores defesas na Euroleague não estaria completo sem a presença de Walter Tavares. O gigante cabo-verdiano que ganhou o prémio já por 3 vezes é o melhor protetor de cesto na competição há anos a fio e continua a mostrar, com o receio que impõe nos adversários. Ou seja, o seu impacto é bem mais do que os abafos por jogo, que se encontram nos 1.6 por jogo mas também pela forma como altera a geometria do jogo devido à sua presença defensiva.
4 – Thomas Walkup – PG – Olympiacos Piraeus
5 – Alessandro Pajola – PG – Virtus Bologna
Rising Star
1 – Gabriele Procida – PG – ALBA Berlin
Um dos dois talentosos e promissores bases italianos do ALBA Berlin e possivelmente não o que se esperaria que tivesse o maior salto, Gabriele Procida teve um ano bastante positivo ao serviço dos alemães apesar da época desastrosa. Com 8.3 pontos por jogo, 1.6 ressaltos, 0.9 assistências com um PIR de 8.0, Procida viu um enorme avanço na forma como interpreta o jogo e acima de tudo, um salto enorme defensivamente em que pode ter um caso para dos melhores bases defensivos da Euroleague. O ALBA tem uma equipa fraca, porém nova em que boa parte da esperança está colocado no italiano.
2 – Tarik Beberovic – PF – Fenerbahce Instanbul
3 – Matteo Spagnolo – PG – ALBA Berlin
Coach of the Year
1 – Ergin Ataman – Panathinaikos Athens
Após anos de falhanço, Ergin Ataman surge como o arquiteto para este regresso fantástico do gigante grego. Claro, o dinheiro investido no clube ajudou Ataman a montar a equipa que precisava para ressuscitar o Panathinaikos, mas o turco mostrou mais uma vez ter o toque para elevar o nível de qualquer equipa e levar esta mesma ao segundo lugar da Euroleague.
2 – Oded Kattash – Maccabi Tel Aviv
O argumento para Oded Kattash é simples, o Maccabi apenas jogou 1 jogo em Tel Aviv, todos os restantes 33 jogos foram fora e conseguir, mesmo assim, levar esta equipa ao sétimo lugar da Euroleague e manter o foco tendo em conta tudo que está a acontecer envolvendo Israel deve-se em muito a Oded Kattash.
3 -Sarunas Jasikevicius – Fenerbahce Instanbul
Se Saras estivesse desde início com este rendimento, estava em clara discussão pelo primeiro lugar. Sarunas pegou no Fenerbahce e deu-lhe um abanão mostrando a ameaça que muitos achavam que era. O único motivo para não se encontrar em primeiro é mesmo porque foi uma contratação de meio da época.
4 – Roger Grimau – Barcelona
5 – Luca Banchi – Virtus Bologna
Assiste a todos os jogos da NBA e da Liga Portuguesa de Basquetebol! Regista-te na Betclic com o promocode NBAPTBETS e ainda ganhas uma Aposta Sem Risco até 50€!