Terá sido 2016 a melhor época de sempre da NBA?

Esta é uma pergunta que nunca será respondida de forma unânime, pois ao longo da história da NBA tem havido anos inesquecíveis, com equipas e jogadores a bater recordes e a deixarem a sua marca.

Contudo, o ano 2016 deixa muitas boas memórias aos fãs da NBA. Houve muitos acontecimentos que fizeram de 2016 um ano especial.

Para começar, como esquecer o registo dos Golden State Warriors na fase regular? 73-9 e o recorde que parecia impossível de quebrar de 72-10 dos Bulls estava batido, para isso muito contribuiu o início demolidor dos Warriors, com 24 vitórias consecutivas. Foi também ano de despedida de um dos melhores jogadores de sempre, Kobe Bryant, contra os Utah Jazz, todos os olhos estavam focados na despedida do Black Mamba, que, com o público a torcer por ele, não desiludiu e marcou 60 pontos num jogo difícil, que os Lakers ganhariam por 101-96.

Stephen Curry esteve imparável na fase regular, tendo-se tornado na altura no 1° MVP unânime da fase regular da NBA, juntando a esse feito o título de melhor marcador, com média de 30.1 pontos.

Alguns dos melhores jogos de que há memória também ocurreram nessa mesma época, com destaque para o choque de titãs entre os Warriors e os Thunder, em Fevereiro, com vitória dos Warriors no prolongamento por 121-118, com Curry a igualar o máximo de triplos conseguidos num jogo, com 12, igualando… Kobe Bryant.

Nos play-off houve também muita emoção e momentos inesquecíveis. Golden State Warriors e Oklahoma City Thunder, que como já referimos, protagonizaram jogos épicos na fase regular, tiveram uma das finais de conferência mais espetaculares dos últimos tempos, com os Thunder a estarem perto de operar um milagre, ao conseguirem estar em vantagem por 3-1, com os Warriors a dar a volta à final, com Curry mágico no 7° jogo. Esse jogo representaria também, como depois se saberia, uma nova ordem na NBA, e o fim de uma era nos OKC.

A final, sempre o momento mais aguardado e especial, não desiludiu. De um lado Curry, unânime MVP, do outro LeBron James, rei da NBA desde o início da década, na sua 6a final consecutiva. Com uma vantagem de 3-1, os Warriors tinham tudo para conseguir o 2° título seguido, e fechar com chave de ouro uma das melhores épocas de sempre de uma equipa na NBA, mas não estava para ser assim, e os Cavaliers conseguiram recuperar e tirar proveito da suspensão de Green para levar a final ao 7° jogo, em Oakland. Mais uma vez os Warriors eram favoritos, mas no final, os Cavaliers, com triplo de Irving e desarme na hora h por LeBron James, conseguiam fazer algo que nunca tinha sido feito, virar uma desvantagem de 3-1 numa final da NBA, numa versão de David contra Golias da NBA actual. Assim, os Cavaliers ganhavam o seu 1° título na NBA, também o único título desportivo de uma equipa de Cleveland, e com um nativo de Ohio, LeBron James, a estar no centro dessa conquista.

Estes foram alguns dos motivos pelos quais a época de 2015-2016, especialmente o ano de 2016, vão perdurar na memória dos fãs da Liga desportiva mais espetacular do Mundo.

Pedro Ribeiro

Formado em Ciências da Comunicação, trabalhou como Jornalista e Assessor de Comunicação. Fã da NBA, participou em vários projetos sobre esta liga. Fundador do site www.nbaportugal.com https://twitter.com/pedrofmribeiro

Deixe um comentário