Análises 2024/25 – Los Angeles Clippers

Os Clippers terminaram a temporada passada no quarto lugar da conferência Oeste, com um record de 51 vitórias e 31 derrotas. A equipa foi eliminada dos playoffs pelos Dallas Mavericks na primeira ronda.

Entradas: Mo Bamba, Nicolas Batum, Cameron Christie, Kris Dunn, Kevin Porter Jr, Derrick Jones Jr, Braxton Key e Trentyn Flowers.

Nicolas Batum perderá 10 dias na temporada por conta do protocolo de saúde  e segurança

Saídas: Paul George, Russell Westbrook, Mason Plumlee, Mousa Diabate, Xavier Moon, B.J Boston Jr. e Daniel Theis.

Rotação prevista:

  • PG: James Harden
  • SG: Norman Powell
  • SF: Terance Mann
  • PF: Kawhi Leonard
  • C: Ivica Zubac
  • Banco: Kevin Porter Jr, Kris Dunn, Amir Coffey, Derrick Jones Jr, Mo Bamba, Nicolas Batum, Bones Hyland e Kai Jones.
  • Treinador: Ty Lue

Os Clippers tiveram um verão agitado e entram em 2024/25 com um plantel muito diferente daquele que caiu perante os Mavericks nos últimos playoffs. A saída de Paul George é o principal destaque, depois de cinco anos em que não se pode dizer que a sua parceria com Kawhi Leonard (contratado no mesmo verão) tenha sido um sucesso. A perda de Westbrook como ‘6th man’ também é significativa, mas desafiante para estes Clippers em “transição”.

A equipa confirmou esta quinta-feira a ausência de Kawhi Leonard no arranque da temporada. O jogador de 33 anos continua com problemas devido a uma lesão no joelho direito e estará de fora por tempo indeterminado. As lesões de Kawhi têm estado frequentemente relacionadas com o insucesso das temporadas dos Clippers, normalmente com o jogador terminando lesionado nos playoffs. Quando regressar, o staff médico da equipa deverá efetuar uma gestão ainda mais rigorosa para que Leonard chegue à fase derradeira da temporada sem riscos de se lesionar. Até lá, quem assumirá o comando?

James Harden. Pela primeira vez desde os tempos nos Houston Rockets, “The Beard” será a principal figura de uma equipa competitiva com aspirações de playoffs. Na posição de base, Harden será “dono e senhor” do jogo dos californianos, tendo à sua volta uma equipa com características e jogadores semelhantes aos “seus” Rockets de há algumas temporadas: experiência e ‘shooters’ de três pontos, com peças sólidas no jogo interior e um poste com que pode trabalhar no ‘pick and roll’. Resta ver o que serão os primeiros jogos dos Clippers de Harden e se o jogador poderá provar que algo para dar à NBA.

James Harden | LA Clippers | NBA.com

A nível de contratações, o ‘front office’ dos Clippers preocupou-se em colmatar as saídas de alguns ‘role players’ com Mo Bamba, Kevin Porter Jr (talvez o mais surpreendente) e o regresso do experiente Nicolas Batum. O “sangue novo” de Bamba e Porter Jr pode trazer a renovação que o banco da equipa precisava, com especial atenção ao potencial de Porter, que antes da polémica com acusações de violência doméstica e uma curta passagem pela europa, era dado como uma das peças fundamentais na ‘rebuild’ dos Rockets.

Ivica Zubac continuará certamente a ser a peça fundamental do jogo interior da equipa, na defesa e no ataque. Norman Powell é um dos ‘role players’ mais sólidos da liga, com capacidade para decidir vários jogos e Terance Mann poderá ver nesta temporada uma oportunidade de elevar o seu jogo.

Os Clippers entram para a temporada com a mentalidade de acabar com a dependência de Kawhi Leonaard, tendo um plantel sólido defensivamente e com muita experiência para conseguir pontuar no ataque. A campanha na temporada regular poderá não chegar ao nível de 23/24, mas se há coisa que esta equipa sabe é o que interessa mais são os playoffs.

Vasco Oliveira

Licenciado em Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

Deixe um comentário