Análise Estatística – Qual foi o Shooting Guard da última década?

Para fazermos a análise da última década, escolheram-se 11 shooting-guards que durante esta época estiveram presentes pelo menos uma vez numa NBA All-Team selection (1ª, 2ª e 3ª).

Comparação de uma época

Depois de escolhido os jogadores, escolheu-se a melhor época realizada por cada jogador. De seguida, usou-se a formula usada em https://www.nbaportugal.com/mvp-analise-matematica-sera-que-steve-nash-mereceu-ganhar-o-mvp-em-2006/ para calcular a melhor performance tanto pessoal como individual.

Deste quadro podemos ver que a época 2018-19 de James Harden foi a melhor época de um shooting guard nesta última época. Curioso também é que esta época de Harden foi melhor que a sua época de MVP. De notar ainda que Kobe Bryant apesar de estar na fase final da carreira apresenta a 4ª melhor época da década ficando atrás de Harden, Wade e Butler.

Comparação de 7 épocas

Para fazermos a comparação ao longo de 7 épocas excluímos Kobe Bryant e Oladipo, porque nenhum dos dois jogou 7 épocas na nova década (o Kobe teve quase dois anos lesionado).

Se considerarmos as melhores 7 épocas de cada um desde 2010 vemos que o 1º e o 2º lugar fica igual à da tabela seguinte. De notar é que a Jrue Holiday ocupa o 7º lugar no que toca a melhor performance individual nos ultimos 7 anos. Klay Thompson fica em 7º mas isso deve-se muito ao facto de dividir a bola com Curry e mais tarde com Durant fazendo com que a sua contribuição em geral baixe.

Assim sendo temos

  • Jogos: Klay Thompson
  • Pontos: James Harden
  • Assistências: James Harden
  • Rebounds: James Harden
  • Steals: James Harden
  • Blocos: Dwayne Wade
  • Faltas: James Harden
  • Turnovers: James Harden
  • TS%: James Harden

Assim sendo temos que a melhor performance individual ao fim de 7 épocas é a de James Harden

Performance durante 7 épocas (equipa + individual)

Pegando nos mesmos jogadores da tabela 2 fomos ver quem é que teve a melhor performance no geral para isso contabilizamos da seguinte maneira

PF=0,5*Total/nºjogos + 0,5*Contribuição Equipa

Assim sendo vemos que James Harden é quem tem o melhor contribuição para a equipa fazendo com que tenha a melhor performance da ultima década entre os shooting guards por larga vantage. Dwayne Wade apesar de ter sofrido várias lesões e de estar na fase final da carreira consegui ainda o segundo lugar.

Assim sendo acho que não resta dúvidas, com um MVP no bolso e incríveis performances ano após ano. James Harden foi o melhor Shooting Guard da última década.

Deixe uma resposta