A fórmula de sucesso dos Lakers

Muitos referem que a fórmula que funciona melhor na NBA é o “small ball”. Mas nem sempre tem a ver com a altura. A ideia é alinhar quatro, ou até cinco jogadores móveis capazes de defender em todas as posições e esticar as linhas. O basquetebol é mais espaçado, mais rápido, mais ofensivo, confrontos favoráveis … desde que tenham alguns atletas excecionais, como Giannis, é claro, mas também LeBron James ou Draymond Green (num perfil completamente diferente).

Com LeBron, o “small ball” tem sido a melhor solução nos Lakers. No entanto, a equipa insistiu em querer jogar com os postes fixos. Recentemente mudaram de tática. James agora joga a poste. Coincidência ou não, a equipa está muito melhor.

4 vitórias consecutivas, um registo finalmente positivo e um sexto lugar no Oeste. Mesmo com uma estatística que diz muito sobre o potencial deste grupo, 5 vitórias em 5 jogos quando LeBron James joga na posição 5. Média de 127 pontos marcados pela equipa.

Isto não significa que os Lakers recuperarão de repente o estatuto de favoritos ao título. A sua fórmula também terá os seus limites contra adversários mais talentosos e mais bem preparados. Especialmente nos playoffs. Mas eles têm assim um padrão que lhes permite realçar as qualidades uns dos outros. E acima de tudo para vencer partidas.

Deixe uma resposta