Um novo torneio em breve
Enquanto a Summer League decorre, os proprietários das equipas estão reunidos esta semana em Las Vegas. Entre os assuntos em cima da mesa, está a possível criação de um torneio a meio da temporada na NBA, segundo o jornalista Marc Stein. Uma mudança que alteraria a organização da competição.
Após a introdução do play-in, os líderes pensam em outras formas de tornar o produto mais atraente. Adam Silver, que nunca pára de inovar, está constantemente a procurar aumentar a participação e o interesse na temporada regular. Um formato de taça, como nos campeonatos europeus de futebol, pode ser uma maneira de conseguir isso.
Este torneio a meio da temporada pode chegar à NBA já na temporada de 2023-2024. A ideia não é nova e surge com frequência nas discussões. O comissário vê nisto a oportunidade de limitar o “tanking” e o “load management”.
“Uma maneira de melhorar a participação dos jogadores seria colocar as coisas em prática para incentivá-los. O torneio de play-in, eu acho, marca o início da criação de maneiras de incentivar as equipas a se manterem competitivas e a lutarem para chegar aos playoffs, isto através de um torneio na temporada e mudanças de formato”, disse Silver em abril.
O torneio não teria apenas um interesse competitivo, mas também financeiro. Um bónus potencial de um milhão de dólares para cada membro da equipa vencedora foi mencionado no passado. Um bónus que, sem dúvida, levaria os jogadores a levá-lo a sério.
Resta saber como se estruturaria esta taça e se a ideia seduz os atletas, já exaustos pelas 82 partidas da temporada regular. Talvez esta mudança de formato possa ser acompanhada por uma redução no número de jogos. Uma reclamação frequente dos jogadores.
Outro assunto prioritário são as finanças. Os proprietários gostariam de falar sobre as disparidades nos gastos da equipa. Consequência direta do debate causado pela situação dos Warriors, atuais campeões, que gastaram 346 milhões de dólares em salários e impostos neste ano.