Será que os Heat têm o suficiente para ir até ao fim?
A equipa liderada por Spoelstra lidera a conferência Este, e tem neste momento um plantel mais forte do que aquele que foi às finais da NBA à duas temporadas atrás.
Os Miami Heat tiveram uma excelente free agency, tendo conseguido adquirir os serviços do base Kyle Lowry, e também devido a esse fator, no início da época os especialistas apontaram estes Miami Heat para terem uma excelente temporada. Agora que já estamos perto do fim da época regular e nos preparamos então para entrar na fase a “doer” da temporada iremos aqui avaliar 4 possíveis adversários dos Heat, numa conferência que está bastante forte e muito equilibrada.
Vs Brooklyn Nets, agora que já saiu a notícia de que Kyrie Irving irá puder ajudar a sua equipa nos jogos em casa, os Nets irão ser ainda mais uns sérios candidatos ao título, e apesar dos Miami Heat serem uma equipa com excelentes defensores, poderá não ser suficiente pois o poderio do jogo ofensivo dos Nets é enorme. Ainda é de relembrar que não sabemos qual a “versão” em que vai aparecer o base Ben Simmons, o mesmo ainda está por se estrear na equipa vinda de Nova Iorque, pelo que continue a ser uma incógnita o quão “pronto” o base Australiano irá estar. Ainda assim, Simmons irá ser um jogador que com toda a certeza irá ajudar no capitulo defensivo dos Nets o que faz dos mesmos uma equipa muito mais completa e talvez superior aos Miami Heat.
Vs Milwaukee Bucks, este seria um match-up muito interessante, pois ambas equipas possuem jogadores extremamente eficientes no capítulo defensivo, os Heat contam com Jimmy Buttler, Lowry ou até Adebayo, já os Bucks têm no seu roster, Holiday, Middlenton e claro… Giannis. Em series como estas, espera-se que a equipa com o melhor jogador possa sair por cima o que faria dos Bucks os vencedores. Mas a verdade é que à duas temporada atrás estes Miami Heat bateram os Bucks com relativa “facilidade”, tendo no ano imediatamente a seguir, perdido por uns claros 4-0. Caso esta serie venha a acontecer, daria vantagem aos Bucks por terem o melhor jogador em Giannis, mas não espero que sejam jogos tão “fáceis” como foram os do ano passado pois os Miami Heat reforçaram-se e melhoraram a equipa nos dois lados do court.
Vs Chicago Bulls, equipa que começou a equipa a todo o gás e com exibições espetaculares, são um grupo bastante forte e com vários jogadores que em qualquer noite podem chegar aos 30 pontos. Mas se por um lado é verdade que marcar pontos poderá não ser o problema para os Bulls, por outro, os mesmos têm tido alguns problemas com lesões, e em especial a de Lonzo Ball. O base Norte-Americano, tinha vindo a mostrar o porquê dos Bulls o terem recrutado. Pré lesão, Ball tinha uma media de 13 pontos 5 ressaltos e 5 assistências, e se isto pode não impressionar, ainda juntava uma fantástica percentagem de lançamento de 3 pontos, 42%. Mas sem a sua âncora defensiva, penso que os Heat possam aqui levar uma vantagem devido à competência que mostram nos dois lados do court, e caso os mesmos tenha uma off-night, a defesa pode salvá-los, já os Bulls caso o mesmo aconteça já seria mais complicado, mesmo contando com um excelente defensor no seu 5 inicial Alex Caruso.
Vs Philadelphia 76ers, esta equipa foi uma das mais faladas durante o trade deadline, tendo conseguido “ver-se livre” de Ben Simmons, e ainda adquirindo James Harden no processo. O base tem estado em bom destaque pela sua nova equipa, tendo uma media de 22 pontos e ainda 10 assistências, portanto Harden continua a fazer o mesmo que já vinha fazendo nas últimas épocas. Os 76ers contam ainda com Joel Embiid, o poste Camaronês esta provavelmente a fazer a sua melhor época de sempre, estando na luta por MVP e também de melhor marcador da fase regular. Estes dois jogadores são autênticos pesadelos para qualquer defesa, Harden faz tudo em campo, pontos, ressaltos, assistências e quando quer dá uma boa ajuda a defender. Já Embiid é um jogador que é extremamente difícil de marcar pois o mesmo possui as ferramentas necessárias para destruir o que quer que a defesa adversária lhe ponha em cima. Os 76ers ainda contam com outros atletas talentosos como Tobias Harris, Tyresse Maxxey etc, e são não só uma equipa capaz de ferir no lado ofensivo do jogo, mas também podem parar qualquer ataque em muitas noites, por isso daria aqui um favoritismo claro aos Philadelphia 76ers caso defrontassem os Miami Heat.
Tendo aqui analisado alguns dos potenciais adversários dos Miami Heat, e apesar dos mesmo estarem à frente na conferência Este, não acredito que tenham o mesmo sucesso de à dois anos atrás onde foram às finais da NBA. Apesar de possuir uma excelente defesa, os Heat poderão ter dificuldades em parar jogadores e equipas mais talentosas no lado ofensivo do court, em especial as combinações de Irving e Durant em Brooklyn, Harden e Embiid em Philadelphia, e claro, parar Giannis dos Milwaukee Bucks nunca será uma tarefa fácil de executar.

