Seleção dos EUA muito mais forte com regras da NBA

Os Estados Unidos foram a Paris para limpar a imagem. Vencidos, mesmo humilhados, durante os dois últimos mundiais, formaram uma equipa de superestrelas com LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant, etc., para se vingarem nos Jogos Olímpicos. Deixaram a capital francesa com a medalha de ouro. Mas o caminho não foi fácil, com uma semifinal muito emotiva contra a Sérvia e depois uma vitória contra a França. Assim, mesmo com os seus melhores jogadores, seleção dos EUA não é tão dominante. Mas é também explicado pelo regulamento FIBA como referido por Nikola Vucevic.

“Se jogássemos com as regras da NBA, seria muito mais difícil para as seleções da FIBA. Na NBA, a linha de três pontos é um metro mais longe e faz a diferença. Três segundos na defesa também. É muito mais simples para mim cobrir mais o espaço aqui do que lá. Se jogássemos com as regras da NBA, a seleção dos EUA seria muito mais forte.”

É lógico, mas é verdade que é importante recordar isto em algum momento. Quando dizemos que a diferença entre os jogadores é reduzida, isto não significa que a NBA não seja mais a melhor liga do mundo ou que os talentos norte-americanos desapareçam completamente. Claro, o facto de que jogar com as regras da FIBA é principalmente benéfico para as nações europeias. Talvez um dia, as associações concordem em praticar as mesmas regras em todos os campeonatos…

Deixe um comentário