Rookie do Ano pode ser um desconhecido

Os Houston Rockets escolheram Jabari Smith Jr com a terceira escolha em junho passado e as expectativas em torno dele são legitimamente altas. Sabemos que a pressão nem sempre é fácil de assumir para jogadores selecionados tão alto e às vezes acontece que outros rookies se mostrem mais à vontade. Tari Eason ainda não jogou nenhum jogo oficial na NBA, mas tudo indica que poderá surpreender.

A 17ª escolha de Houston, Eason já mostrou durante a pré-temporada que o seu lugar real provavelmente era um pouco mais alto. Estamos apenas numa preparação da época, longe da intensidade de um jogo oficial na NBA, mas mesmo assim:

  • 21 pontos, 10 ressaltos em 9/13 contra os San Antonio Spurs
  • 24 pontos, 8 ressaltos em 8/15 contra os Toronto Raptors
  • 17 pontos, 12 ressaltos em 8/11 contra os Miami Heat

O ex-jogador de Louisiana State é um verdadeiro guerreiro em campo, com um jogo moderno. Capaz de ser um 4 bastante tradicional ao mesmo tempo que um 5 em small ball, a sua panóplia completa faz dele uma ameaça ofensiva de perto e de longe, com agressividade na defesa muito acima da média, bem como ressaltos.

Tanto que o assistente de Silas, John Lucas, que já viu muitos jogadores e promessas, não hesitou em chamá-lo de “um Dennis Rodman melhor”, ou seja, com um arsenal ofensivo maior. A comparação é alta, mas ao mesmo tempo extremamente promissora.

“É uma grande honra ser comparado a uma lenda e um Hall of Fame como Dennis Rodman. Ambos temos essa capacidade de localizar a bola, defender com força e trazer muita energia”, explicou Eason após o último jogo de pré-temporada da sua equipe.

Para equipas que decidiram seguir o caminho da reconstrução, ter talento geracional na equipa pode ajudar. Mas, por definição, nem todos são Luka Doncic. A outra abordagem é criar um núcleo duro de jovens jogadores talentosos que possam crescer juntos e tirar o melhor proveito uns dos outros. Com Jalen Green, Jabari Smith e, Tari Eason, parece que os Rockets escolheram este caminho interessante.

Dado o tempo de jogo prometido e o impacto que coloca em cada jogada, já devemos considerar Eason como candidato a uma das duas equipas All-Rookie… e talvez mais se as grandes promessas do Draft se atrasarem a mostrar-se.

Deixe uma resposta