Reunião entre FPB e Associações, salvaguardou subidas e descidas

A Federação e as Associações reuniram ontem  por videoconferência, naquela que foi a primeira reunião após a suspensão de todas as atividades nacionais, distritais e regionais.

A opinião geral é de que, a verificar-se as condições definidas pelas autoridades competentes, deve ainda haver basquetebol até final da presente época – ainda que num formato diferente – e devem começar a ser definidos os cenários para a época 2020/2021. Foram recolhidos diversos contributos sob a forma dessas atividades, condicionados pelo momento em que vier a ser possível retomá-las.

Relativamente ás competições, há dois aspetos que serão sempre salvaguardados:

• Os direitos desportivos adquiridos até à data da suspensão das provas (11 de Março de 2020) serão válidos para a época 2020/2021: subida do Imortal BC à Liga Placard e subida do Clube dos Galitos à Liga Feminina, resultado da conquista do 1.º lugar na Fase Regular da Proliga e Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, respetivamente.

• Os direitos desportivos perdidos até à data da suspensão das provas serão válidos para a época 2020/2021: descida do Terceira BC à Proliga (14.º lugar da Fase Regular da Liga Placard) e descida da A.A. d’Angrabasket e S.C.Braga ao Campeonato da 1.ª Divisão Masculina, face à classificação em que ficariam na Proliga, mesmo que a prova seja ainda concluída.

Registe-se ainda que, nos cenários que têm vindo a ser trabalhados para o pós COVID-19, as classificações das competições à data de 11 de março poderão, eventualmente, ser tidas em conta, mas nunca para a atribuição de qualquer tipo de título. Apenas devem ser garantidas a essa equipas situações de vantagem, num eventual futuro modelo competitivo a aplicar.

Deixe uma resposta

<--bit--><--ti-->