Ranking dos 25 melhores PGs da história – 7º a 5º

A posição de base (PG) foi sempre considerada como a posição mais importante numa equipa pois, normalmente, é o jogador que toca primeiro na bola em todas as posses de bola. Um PG é também a extensão do treinador em campo e é o responsável para tomar as decisões e jogadas certas todos os jogos.

Por isso, não é surpresa que alguns dos melhores jogadores da história da NBA tenham sido PGs, com skills que ultrapassam o apenas passar a bola. Especialmente na era moderna, o base não tem apenas de decidir as jogadas mas sim tem de marcar bastantes pontos.

No entanto, ao longo da história desta liga, assistimos a excelentes jogadores desde a primeira vez em que um jogador começou a driblar a bola profissionalmente. Mas como estão ranqueados os bases?

7. Steve Nash

  • Campeonatos: 0
  • Estatísticas: 14.3 ppg, 3.0 rpg, 8.5 apg, 0.7 spg, 0.1 bpg
  • Honras: 2x MVP, 8x All-Stars, 7x All-NBA Selection, Hall Of Famer

Pode parecer chocante colocar Nash no Top 10 à frente de Chris Paul e Jason Kidd, mas ele foi 2 vezes MVP e não tinha qualquer fraqueza ofensiva.

Ele é melhor atirador que Kidd e CP3, e o alcance do seu passe conseguia ser melhor. Nash podia ser a maior força ofensiva da sua equipa e conseguia lançar com percentagens de 50-40-90. Ele é, sem dúvida, merecedor deste Top10.

6. Walt Frazier

  • Campeonatos: 2
  • Estatísticas: 18.9 ppg, 5.9 rpg, 6.1 apg, 1.9 spg, 0.2 bpg
  • Honras: 7x All-Stars, 6x All-NBA Selection, 7x All-Defensive Team Selection, Hall Of Famer

Frazier é uma lenda em Nova Iorque e um fenómeno na posição de Point Guard. Ele entrou para a liga nos finais dos anos 60 e trouxe velocidade, estilo, marcava muitos pontos e um domínio em campo que era algo que nuca se tinha visto até então nesta posição. Frazier é um Hall of Famer desde 1987 e um dos jogadores mais icónicos a ter entrado em campo. Ele é também o 6º melhor base de todos os tempos.

5. John Stockton

  • Campeonatos: 0
  • Estatísticas: 13.1 ppg, 2.7 rpg, 10.5 apg, 2.2 spg, 0.2 bpg
  • Honras: 10x All-Star, 11x All-NBA Selection, 5x All-Defensive Team Selection, Hall Of Famer

Stockton é bem capaz de ser o melhor passador de sempre da NBA. Ele lidera a Liga em assistências e roubos de bola e é o grande maestro do Pick n Roll. Stockton era também um exímio lançador e defensor, basicamente não tendo basicamente um verdadeiro ponto fraco no se jogo.

Se ele tivesse conquistado um ou dois títulos, muito provavelmente ele estaria no Top 3 desta lista. Aproveitamos para dizer que todos os bases melhor classificados ganharam títulos e foram predominantes neles.

Rui Leite

Viciado em NBA e adepto dos Sixers desde que um certo baixinho andou lá a espalhar magia.

One thought on “Ranking dos 25 melhores PGs da história – 7º a 5º

Deixe uma resposta