Ranking dos 25 melhores PGs da história – 4º a 1º

A posição de base (PG) foi sempre considerada como a posição mais importante numa equipa pois, normalmente, é o jogador que toca primeiro na bola em todas as posses de bola. Um PG é também a extensão do treinador em campo e é o responsável para tomar as decisões e jogadas certas todos os jogos.

Por isso, não é surpresa que alguns dos melhores jogadores da história da NBA tenham sido PGs, com skills que ultrapassam o apenas passar a bola. Especialmente na era moderna, o base não tem apenas de decidir as jogadas mas sim tem de marcar bastantes pontos.

No entanto, ao longo da história desta liga, assistimos a excelentes jogadores desde a primeira vez em que um jogador começou a driblar a bola profissionalmente. Mas como estão ranqueados os bases?

4. Oscar Robertson

  • Campeonatos: 1
  • Estatísticas: 25.7 ppg, 7.5 rpg, 9.5 apg, 1.1 spg, 0.1 bpg
  • Honras: 1963-1964 MVP, 12x All-Star, 11x All-NBA Selection, 1960-1961 Rookie Of The Year, Hall Of Famer

Oscar é o 1º rei dos triplos duplos, e um dos melhores jogadores de sempre da NBA independentemente da posição. Ele “encheu” as estatísticas como mais nenhum outro base conseguiu, exceto Westbrook, e fazia tudo bem em campo. Os seus números, os prémios conquistados e sucesso na liga fazem com que seja o 4º nesta lista.

3. Isiah Thomas

  • Campeonatos: 2
  • Estatísticas: 19.2 ppg, 3.6 rpg, 9.3 apg, 1.9 spg, 0.3 bpg
  • Honras: 1989-1990 Finals MVP, 12x All-Star, 5x All-NBA Selection, Hall Of Famer

A super estrela Isiah Thomas foi um líder excecional, bem como um dos jogadores mais competitivos que já vimos na NBA e para um homem pequeno. A sua habilidade para o Mid Range e o seu desejo de atacar o cesto e “mandar-se” para debaixo do mesmo era incrível, e os seus dois títulos da NBA, bem como o Finals MVP fazem com que conquiste um lugar no pódio.

2. Stephen Curry

  • Campeonatos: 3
  • Estatísticas: 23.5 ppg, 4.5 rpg, 6.6 apg, 1.7 spg, 0.2 bpg
  • Honras: 2x MVP, 6x All-Star, 6x All-NBA Selection, 2015-2016 Scoring Champion 

Embora a carreira de Curry não tenha ainda terminado, é seguro dizer que ele é já um dos melhores bases de sempre da liga. Desde que ele se tornou na super estrela que conhecemos, 2x MVP da NBA, Curry conquistou 3 títulos da Liga e tornou-se no melhor atirador da história da NBA. Estas conquistas não podem ser ignoradas, quer ele conquiste ou não um outro título, pelo que o colocamos no 2º lugar.

1. Magic Johnson

  • Campeonatos: 5
  • Estatísticas: 19.5 ppg, 7.2 rpg, 11.2 apg, 1.9 spg, 0.4 bpg
  • Honras: 3x MVP, 3x Finals MVP, 12x All-Star, 10x All-NBA Selection, Hall Of Famer

O Magic é o melhor base de sempre, e não há outro que esteja sequer perto de lhe roubar o lugar. Ele era um base muito alto com skills perfeitas para a posição, como o drible e o passe. Ele era imparável no contra ataque e era um dos melhores jogadores da Liga durante os 5 títulos que conquistou. Magic Johnson lidera então a lista dos Melhors PGs da História pelas conquistas que teve e também pelas skills extraordinárias que nos brindou durante a sua carreira.

Rui Leite

Viciado em NBA e adepto dos Sixers desde que um certo baixinho andou lá a espalhar magia.

One thought on “Ranking dos 25 melhores PGs da história – 4º a 1º

Deixe uma resposta