Quem vai sair nos Raptors?
O prazo de fevereiro da NBA é uma encruzilhada para a maioria das equipas. Chegam ao meio da temporada e devem saber um pouco mais sobre as suas reais aspirações para os próximos meses. Aqueles muito bem colocados que jogam para o título seguem atentos para se fortalecer, na maioria das vezes sem correr muitos riscos, na maioria das vezes à espera do mercado de buy-out. As equipas a um jogador de fazer melhor serão mais agressivos, assim como os que lutam pelos playoffs. Finalmente, vêm os outros. Quem entendeu que não teria nada a ganhar em abril. Os Toronto Raptors terão de decidir qual o caminho seguir.
A equipa canadiana é a décima primeira do Este com 21 vitórias e 27 derrotas. Ainda podem chegar ao play-in e, portanto, aos playoffs, já que a sua equipa é talentosa o suficiente para competir com os Chicago Bulls, Atlanta Hawks ou mesmo os Indiana Pacers, agora com a ausência de Tyrese Haliburton.
Toronto pode tentar reforçar-se apenas para maximizar as possibilidades de subir para o top 8 na conferência Este pela nona vez em dez anos. Ou os líderes podem optar por iniciar um novo período de transição deixando sair um ou dois jogadores importantes da rotação. A solução mais extrema é começar do zero em torno de Scottie Barnes e picks de draft, estilo Oklahoma City Thunder. Esta opção parece menos provável.
Entre os jogadores que provavelmente serão transferidos, Fred VanVleet e Gary Trent Jr vêm em primeiro lugar. Porque são menos essenciais do que outros no projeto futuro e depois porque cada um tem uma opção para a próxima temporada e, portanto, potencialmente serão agentes livres em julho de 2023.
VanVleet não é talhado para ser a primeira nem segunda opção, falta-lhe regularidade, mas as suas qualidades podem justamente seduzir os candidatos aos playoffs. Os Raptors, sem dúvida, pedirão pelo menos uma escolha de draft ou “jovem talento”, a definição é sempre bastante especial. O seu contrato e as dificuldades nesta temporada estão a diminuir o seu valor, mas haverá interessados. Trent Jr é mais fraco do que os fãs de Toronto gostam de pensar, mas ainda é um marcador de qualidade com potencial.
OG Anunoby e Pascal Siakam são os falsos intocáveis. O que significa que os Raptors não os transferirão a menos que haja uma oferta realmente boa. Já teriam recusado três picks por Anunoby. Siakam vale ainda mais. Seria preciso um pacote estilo Donovan Mitchell para conseguir o camaronês e talvez um pouco menos para o companheiro de equipa. Barnes é o verdadeiro intocável da equipa.
Veremos antes do prazo qual o rumo que os Raptors irão seguir.