Previsão Play-In: Boston Celtics vs Washington Wizards

Os Boston Celtics defrontam os Washigton Wizards para determinar a 7º seed da Conferência Este, que irá defrontar os Brooklyn Nets nos Playoffs. Quem perder este jogo, terá uma segunda oportunidade de aceder aos Playoffs, se vencer a equipa que passar do jogo entre o 9º e 10º lugar.

Boston Celtics

Uma época aquém das expetativas por parte dos Celtics. A equipa de Boston terminou em 7º lugar com um recorde de 36-36. Ofensivamente, os Celtics marcaram 112.6 pontos por jogo equivalente ao 16º lugar no ranking geral. Defensivamente, sofreram 111.2 pontos por jogo equivalente ao 11º lugar no ranking greal.

Os Celtics começaram a época de forma consistente, mostrando que a equipa estava bem entregue ao duo de Jaylen Brown e Jayson Tatum. No entanto, no decorrer da época, a equipa teve alguns momentos baixos. Foi afetada com lesões, como a maior parte das equipas esta época. Tatum contraiu COVID-19, sendo muito vocal sobre as dificuldades que sentia após a sua recuperação da doença. Além disso, desde o início da época que a maior fraqueza dos Celtics era evidente, sendo a mesma, falta de tamanho no frontcourt. Após o trade deadline sem mudanças, e perdendo Theis, essas lacunas ainda ficaram mais evidenciadas. No entanto, essas lacunas deram também oportunidade, de outros jogadores brilharem, caso de Robert Williams III. A juntar a tudo isto, o coração da equipa, Marcus Smart, falhou 24 jogos, e também, Kemba Walker falhou 29 jogos esta época. A mais recente tragédia da equipa de Boston, foi o facto de Jaylen Brown estar afastado deste jogo via lesão, e dos próximos, se os Celtics conseguirem continuidade.

Washington Wizards

Os Wizards terminaram a época em 8º lugar com um recorde geral de 34-38. Ofensivamente, a equipa de Washington marcou 116.6 pontos por jogo, ocupando o 3º lugar no ranking geral. Defensivamente, sofreram 118.5 pontos por jogo, ocupando o 30º lugar no ranking geral, sendo a pior equipa nesta estatística.

A época dos Wizards começou de forma terrível. Na ressaca de perder John Wall, a equipa não estava conectada, e Westbrook e Beal não estavam habituados a jogar juntos. No entanto ao longo do decorrer da época, a equipa foi ganhando familiaridade, e teve momentos em que estava a praticar defesa sólida (apesar da estatística geral anterior). Como todas as equipas esta época, teve lesões pontuais. A mais recente ausência foi de Beal, que falhou 12 jogos na época regular. No entanto o jogador está disponível para defrontar os Celtics. Russell Westbrook teve mais uma época estonteante, tendo médias de triplo-duplo, e superando Oscar Robertson no que toca ao maior número de triplo-duplos de sempre.

Matchup e Previsão

No confronto direto na época regular, as equipas defrontaram-se 3 vezes, resultando nos Celtics a vencer a série 2-1. No entanto, estes dados não são um predictor do momento atual das equipas, dado que o último jogo entre as duas equipas foi a 1 de Março.

Em termos individuais, existem vários jogadores que poderão explodir, no que toca a performances memoráveis. Todos sabemos que Russell Westbrook, provavelmente irá concretizar o triplo-duplo (ou pelo menos flirtar com ele), sabemos também que Beal e Tatum são os prováveis em pegar no jogo e assumi-lo. No entanto, existem jogadores que terão que se evidenciar. No lado dos Celtics, Kemba Walker precisa de mostrar o Kemba de Charlotte. Nos playoffs passados o jogador ficou muito aquém do que se esperava. No entanto entanto esta época, Kemba já teve jogos de muita qualidade, e é algo que precisa de transferir para esta fase da época, especialmente com a ausência de Jaylen Brown. Do lado dos Wizards, a solidez tática e defensiva é imperativa. Beal e Westbrook vão marcar e criar para a equipa, dessa forma, os restantes jogadores têm que se manter unidos e defender coletivamente.

Em modo de previsão, penso que será um jogo renhido, mas dou ligeiramente a vantagem para os Celtics. Apesar da ausência de Jaylen Brown, os Celtics têm equipa mais que suficiente para defrontar os Wizards e conseguir a vitória. Além disso, Brad Stevens estará numa pressão imensa, devido à época regular menos conseguida. O jogo será em Boston, uma das mais difíceis arenas em tempo de playoff, e a experiência dos Celtics, contra a inexperiência dos Wizards, nestas andanças, poderá ser o fator determinante.

João Pereira

Amor incondicional pela magia do basquetebol! Adepto de NBA e dos Miami Heat! #HEATCulture

Deixe uma resposta