Porto vence Taça de Portugal numa final insólita!
Esta tarde, tivemos a final da Taça de Portugal de Basquetebol, onde se defrontaram o FC Porto e o Sporting CP.
Depois de terem vencido as suas meias finais desta final-four da Taça de Portugal (o Porto venceu o Benfica por 94-84 e o Sporting venceu a Oliveirense por 80-70), os dois “grandes” do basquetebol nacional enfrentaram-se num clássico com um título em disputa.
A equipa do Sporting entrou melhor, com Anthony Barber em excelente plano, mas logo depois tivemos uma resposta do Porto, com uma atitude defensiva muito forte que lhes valeu vários roubos de bola e cestos fáceis. Com o jogo bastante equilibrado no início do segundo quarto, acontece algo bastante insólito.. Havia algum problema com o aro do cesto defendido pelo Sporting e o poste Ludgy Debaut ao tentar consertar esse problema, toca no cesto e a tabela estilhaça toda. Este problema demorou bastante tempo a ser resolvido, onde com a tabela a ser resposta por outra, ditou uma paragem de quase uma hora.
Depois deste grande interregno, as equipas voltaram ao campo depois de novo aquecimento e concluíram o segundo quarto, com o resultado a ir para o intervalo com 44-31 no marcador, a favor dos “dragões”. Na segunda parte foi jogo de sentido único, o Porto ganhou os dois parciais e foi aumentando a sua vantagem até ao final da partida. O resultado final foi de 94-73.
Toney Douglas e Miguel Queiroz foram os maiores destaques individuais do Porto. No lado do Sporting, Nick Ward e Anthony Barber (que saiu lesionado para o último quarto) foram os mais inconformados.


Com este resultado, a equipa do FC Porto conquista a Taça de Portugal 2025 e junta este título à Supertaça que já conquistou no início desta época 24/25.