Playoffs lendários, a prova nas estatísticas
Nikola Jokic tem apenas 27 anos, mas já é duplo-MVP, campeão da NBA e MVP das Finais. Já pode reivindicar um lugar muito alto no ranking dos maiores jogadores de todos os tempos. Especialmente porque acaba de ter uma série de atuações extraordinárias nestes playoffs. O seu nível de jogo foi excepcional durante toda a competição. E isto surge estatisticamente. A sua campanha foi absolutamente lendária, focando apenas nos números.
- Terminou os playoffs com média de 30 pontos, 13,5 ressaltos e 9,5 assistências, num total acumulado de 52,9, ainda melhor que LeBron James em 2018 (52,1).
- Nikola Jokic somou 18 duplos-duplos em 20 jogos e sobretudo 10 triplos-duplos, novamente um recorde, com pelo menos 2 triplos-duplos em cada jornada da competição.
- Ele é o primeiro jogador da NBA a terminar os playoffs sendo o líder no total de pontos marcados, na liderança no número de ressaltos e assistências. Absolutamente surpreendente.
- Ele é o primeiro poste desde Shaquille O’Neal (em… 2002) a levar a equipa campeã ao título com mais pontos por jogo. Shaq também foi o último poste antes dele a ser nomeado MVP das Finais, novamente em 2002.
- Jokic é obviamente o primeiro a ter acumulado 30 pontos, 20 ressaltos e 10 assistências num jogo das finais.
- É um dos poucos jogadores da história a ter vencido dois MVPs e um MVP das Finais junto com Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, LeBron James, Michael Jordan, Wilt Chamberlain, Tim Duncan, Larry Bird, Moses Malone, Stephen Curry e Giannis Antetokounmpo.
Ainda há um monte de estatísticas que ilustram a lendária jornada de Nikola Jokic com os Nuggets em 2023. Mas além dos números, o resultado, o título, e a impressão visual apontam na mesma direção, o “Joker” é o melhor jogador da NBA actualmente.