Playoffs em análise: Phoenix Suns (1/16)
Este é o primeiro artigo sobre uma análise que faremos a todas as equipas que participarão nos playoffs.
Registo: 64 vitórias/ 18 derrotas / Rank ofensivo: 4º / Rank defensivo: 3º
Os Phoenix Suns são uma das equipas que mais ansiosas estão pelos playoffs. Depois de terem alcançado, no ano passado, as finais que acabariam por perder frente aos Bucks, voltam agora com a força toda. As expetativas para esta equipa é, sem dúvida, chegar novamente à final, e, desta vez, vencer…
Tendo em conta que os Suns foram, de longe, a melhor equipa durante a fase regular, é perfeitamente aceitável pensar que eles são capazes de ganhar tudo. Serão eles a equipa mais forte do Oeste? Provavelmente. Os Warriors ganham na experiência, os Grizzlies ganham na explosividade, etc… Mas nada disto interessa porque os Suns são uma máquina bem oleada. Vêm com um sentimento de vingança do ano passado, e voltam, essencialmente, com a mesma equipa.
Chris Paul é o general, e Booker o soldado principal. Sabemos perfeitamente do que eles são capazes, mas a verdade é que o CP3 não caminha para novo… Esperemos que não haja nenhum precalço pelo caminho, e veremos se o Point-God consegue, finalmente, ganhar o seu primeiro anel. DeAndre Ayton melhorou consideravelmente, e os restantes role-players – Crowder, Bridges, McGee, Payne têm mostrado que encaixam nesta equipa na perfeição.
Um pequeno apontamento que se pode fazer é o seguinte: os Suns vão defrontar o vencedor do jogo entre os Pelicans e os Clippers. Se os Pelicans vencerem, creio que não haverá surpresas e os Suns irão ganhar a eliminatória sem dificuldades. No entanto, se os Clippers vencerem, apesar dos Suns serem os favoritos, pode haver uma surpresa. Em primeiro lugar, o misterioso Kawhi pode voltar, e nesse caso está tudo em aberto. Em segundo lugar, ambas as equipas já se conhecem muito bem, depois da final da conferência do ano passado, onde os Clippers conseguiram “roubar” dois jogos mesmo sem Kawhi.
Posto isto, os Suns irem à Final não seria surpresa nenhuma, sendo verdadeiros contenders. As probabilidades de ganharem os playoffs são relativamente altas, eventualmente as mais altas de qualquer equipa do Oeste.