Playoffs arrancam hoje, o que esperar de cada série?

É hoje o dia em que arranca a fase mais esperada da NBA, os playoffs . Após uma época atípica, e com os fãs de regresso aos pavilhões na altura mais importante da época, o que se pode esperar de cada um dos confrontos que teremos na primeira ronda?

Utah Jazz vs Memphis Grizzlies

Após eliminarem os Golden State Warriors no play-in, os Memphis Grizzlies alcançaram os playoffs pela primeira vez desde 2017. A equipa vai defrontar aquela que foi uma das maiores surpresas desta temporada.

Os Jazz terminaram em primeiro na conferência Oeste, e querem provar que não são apenas uma equipa de época regular. Donovan Mitchell juntamente com Rudy Gobert, são as principais figuras de uma equipa muito completa, que promete vencer facilmente os Grizzlies.

No entanto não nos podemos esquecer que esta equipa dos Grizzlies tem Ja Morant e Jonas Valanciunas, resta saber se serão capazes de anular a equipa dos Jazz.

Previsão: Utah Jazz vencem 4-1.

LA Clippers vs Dallas Mavericks

Quarto e quinto classificados da conferência Oeste enfrentam-se naquele que será com certeza um dos confrontos mais interessantes da primeira ronda.

De um lado temos Luka Doncic, o jovem esloveno é apontado como o futuro da liga, e na sua segunda presença nos playoffs, com certeza não pretende voltar a cair para os Clippers. Ao seu lado tem Kristaps Porzingnis, que pode fazer a diferença no jogo interior.

Do outro lado, os Clippers pretendem deixar para trás o falhanço nos playoffs do ano passado, e estarão focados em chegar às finais e conquistar o primeiro título da sua história. Kawhi Leonard e Paul George são as principais figuras de uma equipa muito completa, com vários jogadores experientes e capazes de lutar pelo anel. Será com certeza uma séria emocionante.

Previsão: Clippers vencem 4-2.

Denver Nuggets vs Portland Trail Blazers

Os Blazers lutaram para não “sobrarem” para o torneio play-in, e encontram agora uma equipa dos Denver Nuggets com aquele que poderá ser o MVP desta temporada, Nikola Jokic.

A equipa do Colorado fez mais uma fantástica época regular, terminando no terceiro posto da conferência Oeste. A lesão de Jamal Murray pode pesar nas aspirações do conjunto , mas com certeza não impedirá que lutem para chegar o mais longe possível nos playoffs.

Já do lado dos Blazers, a principal figura é, obviamente Damian Lillard, o base fez mais um excelente temporada e não pretende voltar a cair na primeira ronda dos Playoffs. Para isso precisará do melhor da parte dos seus companheiros Nurkic e CJ McCollum.

Previsão: Blazers vencem 4-2.

Phoenix Suns vs Los Angeles Lakers

Se perguntássemos qual destas equipas terminou em segundo a um fã menos regular, ele provavelmente responderia Lakers, mas a verdade é que os Phoenix Suns voltaram aos playoffs pela primeira vez desde 2010, e com uma grande temporada nas costas em que terminaram em segundo lugar.

O veterano Chris Paul voltou a ser mais uma vez o líder de uma equipa menos experiente, e foi o “Robin” da estrela da equipa, Devin Booker. O jogador de 24 anos é um diamante em bruto, e vai jogar na fase mais importante da época pela primeira vez na carreira. DeAndre Ayton poderá ser outra peça importante para tentar travar os campeões em título.

Os Lakers não tiveram a melhor das suas épocas, muito por culpa de algumas lesões das suas principais estrelas. Mas com certeza a mentalidade nos playoffs será completamente diferente. LeBron e Anthony Davis querem repetir o título, mas para isso terão de travar uma equipa que demonstrou bastante consistência ao longo da temporada.

Previsão: Lakers vencem 4-2.

Philadelphia 76ers vs Washington Wizards

Passamos ao Oeste, e começamos com um confronto cheio de estrelas. Os 76ers terminaram a época no primeiro lugar da conferência Este, e pretendem que este seja o ano em que o “process” dê frutos.

Joel Embiid reencontrará Russell Westbrook, e a mistura do passado histórico de ambos com a sua mentalidade competitiva é perfeita para os fãs. Também Ben Simmons será uma peça fundamental no sistema dos 76ers, que tentará travar a veia marcadora de Bradley Beal.

Um confronto que será bom de se ver, mas que na minha opinião será facilmente vencido pelos 76ers, devido à superioridade no jogo interior, e também pela necessidade da equipa em afastar a mágoa dos playoffs do ano passado.

Previsão: 76ers vencem 4-0.

New York Knicks vs Atlanta Hawks

Um confronto entre equipas que não alcançavam os playoffs há algumas temporadas, os Knicks desde 2014, os Hawks desde 2017.

Os Knicks chegam após uma grande temporada, em que terminaram no quarto lugar do Este, muito por culpa da fantástica época de Julius Randle. O foward dos nova iorquinos teve uma autêntica época de “MIP” e liderou a equipa até aos playoffs. Peças como RJ Barrett e Derrick Rose poderão ser importantes neste duelo.

Os Hawks tiveram uma free agency que nos dava vistas de uma época promissora. Os bons reforços que aterraram em Atlanta confirmaram as expetativas, e levaram a equipa aos playoffs. A grande figura é Trae Young, que estará pela primeira vez presente nesta fase da temporada. John Collins, Clint Capela e Bogdan Bogdanovic são outros dos nomes que o jogador dispõe para o ajudarem a avançar para a segunda ronda.

Um duelo promissor e que será com certeza até à última, mas a experiência falará mais alto.

Previsão: Hawks vencem 4-3.

Milwaukee Bucks vs Miami Heat

Os Bucks voltam a encontrar o seu “pesadelo” da última temporada.

Após uma época menos chamativa, a equipa de Milwaukee tem em mente entrar na luta pelo Este, e através de Giannis Antetokounmpo poderá ser possível. Jrue Holiday também poderá desempenhar um papel fundamental ,assim como Kris Middleton.

Já os Heat, contam com Jimmy Butler, Tyler Herro, Bam Adebayo e o mais recente reforço, Victor Oladipo. Após um mau arranque de época, a equipa conseguiu recuperar a tempo de evitar o play-in, e não pretendem ficar já pelo caminho.

Os Bucks querem certamente vingar-se do que aconteceu na época passada, e com Giannis a liderar, não darão a mínima hipótese ao conjunto da Florida.

Previsão: Bucks vencem 4-1.

Brooklyn Nets vs Boston Celtics

Kyrie Irving vai reencontrar a sua antiga equipa, e com certeza os jogos em Boston não serão fáceis para o base dos Nets. Mas nada que seja uma dor de cabeça para a equipa de Brooklyn, que tem a obrigação de confirmar as expetativas que se foram acumulando ao longo do ano.

Kevin Durant, James Harden e Kyrie. Penso que fica tudo dito, numa equipa que é mais que candidata ao título. A defesa é uma fragilidade no conjunto, algo que terá de ser melhorado para conquistarem o Este.

Do lado dos Celtics, Jayson Tatum é a estrela da equipa, com Kemba Walker do seu lado. A lesão de Brown matou completamente as esperanças daquela que já não estava a ser uma boa época.

Os Nets têm tudo para vencer facilmente esta eliminatória.

Previsão: Nets vencem 4-1.

E termina assim a minha análise aquilo que eu acho que será a primeira ronda dos playoffs.

Vasco Oliveira

Gosto de escrever umas coisas de vez em quando. @vjoseoliveira no twitter.

Deixe uma resposta