Os novos Brooklyn Nets.

Em 2019, os Nets surpreendiam a NBA com a aquisição de Kevin Durant e Kyrie Irving, tendo conseguido mais tarde juntar James Harden ao lote de estrelas da companhia. A verdade é que, quase 4 anos depois deste “all-in”, a equipa de Brooklyn continua sem qualquer título da NBA, e agora, sem qualquer estrela.

James Harden foi o primeiro a “abandonar o barco”, tendo sido trocado para os 76ers no decorrer da temporada 21-22, enquanto nesta temporada, Kyrie e Durant seguiram para Dallas e Phoenix, respetivamente. Agora, com poucas esperanças para o futuro, os Nets detêm 11 escolhas de primeira ronda até ao draft de 2029, sendo que o principal objetivo deve passar por adquirir o máximo possível. Mas e a curto prazo? Será que ainda lutarão pelos playoffs?

Os Nets situam-se atualmente na quinta posição da conferência Este, com um record de 33-22, o sétimo melhor da liga. Com figuras como Spencer Dinwiddie, Nic Claxton, Mikal Bridges, Ben Simmons, Seth Curry, e a mais recente sensação, Cam Thomas, o objetivo da equipa pode passar por tentar ter o melhor record possível, com o objetivo dos playoffs em mente. Em seguida, na offseason os planos deverão ser alterados, para “arrumarem a casa”, com as saídas de Patty Mills, Joe Harris e Seth Curry a serem bastante prováveis, para dar lugar a rostos jovens, e claro, a escolhas de draft.

Este seria o cenário mais competitivo possível da parte dos Nets. No entanto, existe também a possibilidade da equipa começar a trabalhar imediatamente no desenvolvimento de jogadores jovens, e “baixar as rédeas” até ao final da temporada, algo que não faria muito sentido, visto que já estão numa posição demasiado elevada para concorrer aos lugares cimeiros do draft deste ano.

No final de contas, a abordagem dos Nets até ao final da temporada deverá passar pela competitividade, tentando alcançar os playoffs numa conferência Este muito “acesa”. Daí para a frente, o mais provável é a equipa assumir o cenário de “rebuild”, após o desastre que foi o investimento no mercado de 2019.

Vasco Oliveira

Estudante de Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

Deixe uma resposta