“Ones to Watch 23/24” – Victor Wembanyama

A rubrica “Ones to Watch” consistirá em 30 artigos diários até ao início da temporada da NBA. Cada equipa da NBA terá um jogador em análise, que será escolhido conforme a sua situação no arranque da temporada (nova contratação, rookie, época de afirmação, último ano de contrato, etc.). No fundo, elegemos um jogador de cada equipa para “ter os olhos postos”, como indica o nome da rubrica.

Victor Wembanyama

É talvez um dos rookies mais aguardados da história da NBA, assim como o que teve maior “hype” desde LeBron James. O fenómeno francês conseguiu até que a própria NBA comprasse os direitos dos seus jogos em França, para que fossem transmitidos na app da liga. Victor Wembanyama teve um mediatismo que nenhum jogador tinha desde Lebron em 2003, mas agora chegou a parte de comprovar toda a expectativa que lhe foi colocada.

Os Spurs tiveram a sorte de vencer a lotaria do draft, não pensando duas vezes em escolher este “Alien” de 2,24 metros. Pode ter sido obra do destino, mas Popovich era um dos melhores treinadores que o jovem de 19 anos podia ter na sua chegada à liga, até porque os Spurs têm uma boa história com “Bigs” na primeira escolha.

Wembanyama entra para um plantel jovem, que começa a ser construído à sua volta. O francês vai atuar na posição de Power Foward, pois as suas capacidades de lançamento e agilidade permitem que um jogador da sua altura não jogue “obrigatoriamente” na posição de poste. Na verdade, há até quem diga que o ainda adolescente podia jogar em qualquer posição do terreno.

É verdade que na NBA as estatísticas ofensivas saltam sempre mais à vista, mas o maior impacto que Victor terá incialmente será na defesa. Não é descabido afirmar que o jogador entra para esta temporada como favorito não só ao prémio de Rookie of the Year, como ao prémio de Defensive Player of the Year, uma conquista que foi alcançada apenas por dois jogadores no seu primeiro ano, Michael Jordan e David Robinson.

O trabalho físico será fulcral para o futuro de Wembanyama na NBA, sendo algo que o gaulês trabalhou durante o verão, conseguindo ganhar alguns quilogramas de massa muscular, assim como desenvolver a sua elasticidade, que será fundamental para evitar lesões. Mesmo que se mantenha saudável, os texanos deverão fazer uma gestão do corpo do jogador na sua primeira temporada, devendo falhar alguns jogos, enquanto ainda pode escapar à nova regra sobre o “load management” (apenas aplicada a jogadores All Star em temporadas anteriores).

Durante a pré-temporada, “Wemby” já demonstrou as suas capacidades perante algumas equipas da NBA, conseguindo sempre números bastante sólidos, assim como highlights que deixam qualquer adepto de “queixo caído”. Se Victor já tinha mediatismo antes da NBA, a sua chegada à liga irá certamente catapultar o número de admiradores do jogador, que já admitiu lidar bem com a pressão.

Resta ver como será a sua primeira temporada não só a nível individual, mas como o seu impacto pode fazer crescer o jovem núcleo dos Spurs em algo mais. A equipa de San Antonio tem algumas peças promissoras e interessantes, sendo que com o passar dos anos poderão voltar a ser os “tubarões” que foram nas últimas temporadas. Popovich renovou por mais 5 anos com a equipa, algo que será vital para a restante “rebuild”, mas acima de tudo, para o jogador que Wembanyama se vai tornar.

Até onde vão o Spurs esta época? Ataque aos playoffs ou mais um ano de aposta no desenvolvimento da equipa? Tudo na nossa análise aos San Antonio Spurs 2023/24.

Vasco Oliveira

Licenciado em Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

One thought on ““Ones to Watch 23/24” – Victor Wembanyama

Deixe um comentário