“Ones to Watch 23/24” – Damian Lillard

A rubrica “Ones to Watch” consistirá em 30 artigos diários até ao início da temporada da NBA. Cada equipa da NBA terá um jogador em análise, que será escolhido conforme a sua situação no arranque da temporada (nova contratação, rookie, época de afirmação, último ano de contrato, etc.). No fundo, elegemos um jogador de cada equipa para “ter os olhos postos”, como indica o nome da rubrica.

Damian Lillard

Depois de 11 temporadas ao serviço dos Trail Blazers, o verão de Lillard ficou marcado pelo pedido de troca à formação de Portland. O jogador tinha deixado claro que só pretendia jogar nos Miami Heat, no entanto, o destino acabou por juntá-lo a Giannis nos Milwaukee Bucks, numa troca que surpreendeu a NBA.

O encaixe de Lillard na formação de Milwaukee será um dos pontos mais interessantes desta temporada. A equipa abdicou de Jrue Holiday, jogador importantíssimo na conquista do título em 2021, mas Lillard eleva a equipa a um patamar diferente. Os Bucks já eram candidatos ao título, mas ganham outro “estofo” no que toca a competitividade.

A entrada de Lillard para o plantel é o fator que reitera a mudança no sistema dos Bucks, assim como na abordagem que terão na temporada após a desilusão nos últimos playoffs. O facto de juntarem dois dos melhores jogadores da liga, com um plantel completo e com dinâmicas trabalhadas, faz com que a equipa esteja alguns passos à frente de outras “super teams”.

Apesar de toda a experiência e liderança que Lillard tem, Giannis deverá continuar a ser a principal figura do plantel. O impacto de Lillard será mais no jogo ofensivo, onde se encaixar bem com Giannis, deverá manter os números fantásticos que tem conseguido nas últimas temporadas. Na temporada passada teve média de 32.2 pontos por jogo, enquanto Giannis teve 31.1. Se conseguirem encaixar corretamente, os números ofensivos dos Bucks vão ser tremendos.

O casamento entre Lillard e Bucks só terá sucesso se o jogador alcançar o objetivo que tinha em mente quando pediu a troca para fora dos Blazers: conquistar o seu primeiro título. Sempre muito questionado sobre o porquê de continuar com a formação de Portland, Lillard já não tem mais o fator “fieldade” e assumiu oficialmente que está atrás do troféu, sendo esse o único desfecho que faria esta troca ter tido sucesso.

Conseguirão os Bucks alcançar o título esta época? Será que a adição de Lillard ao plantel é a chave para uma nova dinastia? Tudo na nossa análise aos Milwaukee Bucks 2023/24.

Vasco Oliveira

Licenciado em Ciências da Comunicação com o sonho de um dia poder trabalhar no jornalismo desportivo. @vascoliveira8 no Twitter

One thought on ““Ones to Watch 23/24” – Damian Lillard

Deixe um comentário