OKC a uma vitória, Jalen Williams e SGA à altura da tarefa
Os Thunder precisam apenas de uma vitória nos próximos dois jogos para serem coroados campeões da NBA. O quinto jogo das finais, disputado esta madrugada em Oklahoma City, deixou OKC um passo mais perto do objectivo.
Mais uma vez, não foi fácil superar esta equipa de Indiana com uma força mental incrível, mas os jogadores de Mark Daigneault conseguiram (120-105) e agora lideram a série por 3-2, depois de estarem a perder por 2-1.
Shai Gilgeous-Alexander e companheiros de equipa estiveram bem porque conseguiram manter a compostura e a tranquilidade quando os Pacers ainda tentavam igualar no segundo tempo, chegando a ficar a dois pontos de diferença com 8:30 restantes, tudo isto com o fantasma de Tyrese Haliburton (4 pontos, 7 ressaltos, 6 assistências, nenhum lançamento de campo convertido), lesionado no gémeo e claramente afectado durante todo o jogo.
Foi então que os campeões da conferência Oeste se concentraram e atacaram em várias frentes, forçando turnovers (22) e roubos de bola (15) para colocar os seus dois All-Stars a marcar. Jalen Williams teve o melhor jogo da sua jovem carreira, com 40 pontos com 14 em 25 lançamentos, convertendo cestos (11 pontos nos últimos 9 minutos) para desmoralizar os Pacers, felizes por terem limitado Shai Gilgeous-Alexander, que se transformou num assistente e defensor naquela altura (31 pontos, 10 assistências e 4 desarmes, a primeira vez nas Finais da NBA desde 1974). Não será fácil nomear um MVP das Finais pelo lado dos Thunder se o título for conquistado em poucos dias, já que ambos os jogadores têm se mostrado num alto nível, especialmente nas duas últimas partidas.
Pascal Siakam também merece destaque por levar os Pacers quando o jogo parecia estar quase no fim. O camaronês contribuiu com 28 pontos para uma equipa de Indiana que carecia de soluções ofensivas, apoiado por TJ McConnell, que ainda impressionou a sair do banco (18 pontos, 4 ressaltos, 4 assistências).
Novo duelo na noite de quinta para sexta-feira, para o jogo 6, veremos se Oklahoma City vence ou se Indiana ainda encontra recursos perante os seus fãs para garantir o jogo 7.