O velho James Harden vai voltar?
Desde o início da temporada, com Brooklyn e até a maior parte do tempo em Philadelphia, James Harden não voltou a ser ele mesmo. Questionamo-nos se deveríamos ver isso como falta de envolvimento na equipa, ou simplesmente porque não é mais capaz fisicamente de jogar da mesma maneira e com o mesmo sucesso. Quando Harden não é agressivo ofensivamente, passa ao lado dos jogos. Não se traduz em desempenhos que podem realmente ajudar os Sixers a aliviar um pouco Joel Embiid, que ele próprio pediu mais envolvimento ofensivo do seu companheiro de equipa.
Precisamente, o camaronês estará ausente nas duas primeiras partidas, no mínimo, da série que opõe Philadelphia a Miami a partir da próxima noite. A pressão está em Harden como nunca desde que deixou Houston. Como o MVP de 2018 abordará esta responsabilidade?
“Eu só tenho de ser mais agressivo. Eu faço isto há muito tempo. Eu recebo o que a defesa me dá e faço as escolhas certas uma vez perante cada situação. Espaçamento, ataque ao cesto… Temos de jogar em liberdade e com a confiança no grupo.
Tive oportunidade de marcar muitos pontos nesta temporada e ainda estou com uma média de cerca de 20 pontos na temporada regular e 18 ou 19 nos playoffs. No ponto em que estou, é um sacrifício. Se eu poderia marcar 30 pontos, mas perdemos o jogo, ou marco 19, mas vencemos. Farei o que for preciso para vencer. Vou-me sacrificar, sou o melhor jogador para a equipa.”
Queremos colocar as declarações em contexto, mas ainda soa a uma desculpa para antecipar o facto de que ele não poderá fazer tantos pontos para carregar os Sixers quando a situação exigir.
Talvez James Harden ative a melhor versão de si mesmo na hora certa.