O que é a NBA?

 

A National Basketball Association (NBA) é a principal liga de basquetebol profissional a nível mundial. Conta com 30 Equipas na competição sendo estas 29 dos Estados Unidos e 1 do Canadá (Toronto Raptors). A NBA é reconhecida pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) como a entidade máxima organizadora de basquetebol do mundo.

 

A liga foi fundada na cidade de Nova Iorque a 6 de Junho de 1946, com o nome Basketball Association of America (BAA). Porém a liga adotou o nome de National Basketball Association (NBA) em 1949.

 

Equipas

A NBA tem 30 equipas, divididas em 2 Conferências: Western (Oeste) & Eastern (Leste).

A Conferência Este possui 15 equipas, divididas em 3 divisões: Atlântica, Central e Sudeste. Pela mesma ideologia a Conferência Oeste possui também 15 equipas, divididas igualmente em 3 divisões: Noroeste, Pacífica e Sudoeste, como exemplifica a imagem abaixo.

A Conferência Leste consiste na Divisão Atlântica (Boston, Nets, New York, Philadelphia, Toronto); Divisão Central (Chicago, Cleveland, Detroit, Indiana, Milwaukee); e Divisão Sudeste (Atlanta, Charlotte, Miami, Orlando, Washington).

A Conferência Oeste consiste na Divisão Noroeste (Denver, Minnesota, Portland, Thunder, Utah); Divisão Pacífica (Golden State, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Phoenix, Sacramento); e Divisão Sudoeste (Dallas, Houston, Memphis, New Orleans, San Antonio).

 

 

 

Jogos máximos por época

Os jogos que cada equipa é obrigada a fazer são 82! Ou seja, os jogadores são expostos a um desgaste físico tremendo, e não será de estranhar quando afirmamos que estes estejam dentro dos desportistas mais bem pagos do mundo.

Posto isto todas as equipas jogam obrigatoriamente 2 vezes contra as equipas da Conferência oposto e posteriormente jogam 3 ou 4 vezes contra as equipas da mesma Conferência.

Depois de completos os 82 jogos, as 8 equipas de cada conferência que consigam o melhor registo, entre vitórias e derrotas, ficam apuradas para os playoffs.

 

Como funciona a classificação da temporada?

A NBA tem um sistema simples para calcular a classificação final. Cada vitória vale um ponto e cada derrota não vale nenhum. Não existe empates na NBA. Se um jogo termina com o placar igual são realizadas inúmeras prorrogações até que se tenha algum vencedor.
As equipas são classificadas conforme a sua conferência.
Em cada uma destas, são selecionadas as 8 melhores equipas para irem à fase dos playoffs.

 

 

Como funcionam as regras da NBA?

Em todos os desportos existem regras, e a NBA não é imune isso, porém as regras diferem quando relacionamos o basquetebol americano com o do resto do mundo.

A NBA tem regras próprias. Porém no resto do mundo, os jogos são realizados com as regras da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). Por isto, todas as vezes que a seleção dos Estados Unidos vai competir nos Campeonatos Mundiais ou nos Jogos Olímpicos é necessário jogar de acordo com as regras da Federação Internacional, mais conhecida pela sigla FIBA.

Confira, então, as diferenças básicas entre a FIBA e a NBA na tabela seguinte.

REGRAS FIBA NBA
Tamanho do campo

 

 28m x 15m 28’68m x 15,24m
Distância da linha de 3 pontos

 

6.75m 7.05m
Garrafão 7.25m 7.75m
Tempo de jogo 4 quartos de 10 minutos. 4 quartos de 12minutos.
Limite de faltas coletivas

 

5 6
Árbitros 3 4
Pedidos de tempo (+ prolongamento)

 

5 (+1) 6 (+3)
Duração do pedido de tempo

 

1.00m 1.40m
Eliminação por faltas pessoais

 

5 6
Tempo para completar o lance livre

 

5 10
Substituições Ilimitadas e não permitidas em lances livres. Ilimitadas e permitidas em lances livres.
Restrições defensivas

 

Não existem. 3 segundos no garrafão sem marcar ninguém é violação.

 

Regras não escritas

Existe um consenso no mundo do basquetebol de que o jogo da NBA é muito mais duro e físico do que o do basquetebol Internacional. Isto porque na NBA existe uma tolerância maior em relação às faltas. A liga americana foca-se mais no espetáculo, esquecendo assim um pouco as regras tradicionais. Além disso, o conceito de falta técnica na NBA também é diferente: a falta técnica do basquetebol FIBA existe em qualquer situação onde o jogador deliberadamente impede o outro de avançar, enquanto na NBA só é marcada a falta técnica quando acontece uma falta por trás.

Posto isto, a opinião geral é que a NBA é superior em praticamente todos os aspetos ao resto das ligas mundiais.

Transmissões   

Atualmente a liga é transmitida em Portugal pela Sport TV e pela NBA TV.

Existe também a NBA League Pass, que permite ao assinante assistir todos os jogos da liga ao vivo e alta definição, e é disponibilizado para assinatura em todo o mundo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *