O melhor de todos os tempos
A forma como Victor Wembanyama se tem mostrado aos norte-americanos, tem sido extraordinária, através da NBA TV. Alguns, inclusive, já exaltam o jovem talento francês, esperado como a 1ª escolha do Draft de 2023 em proporções descabidas…
Num artigo da Forbes onde Adam Zagoria entrevistou jogadores da NBA, um agente com vários clientes na liga disse:
“Se ele não se lesionar, Victor Wembanyama será o melhor jogador de todos os tempos. Ele já é o melhor jogador de um campeonato onde o nível dos jogadores que ele enfrenta é dos melhores da universidade e está até muito próximo dos jogadores da NBA. Ele domina. Definitivamente”.
Não estamos a pensar que esta profecia seja impossível. Mas não é desejável colocar tal pressão e tal objetivo num jogador que está na primeira temporada verdadeiramente como titular com os profissionais e ainda não jogou na NBA. Em termos de potencial, Wembanyama desafia tudo o que vimos nesta idade, exceto talvez Luka Doncic no passado recente. De facto, já ficaremos satisfeitos se viver os primeiros anos na NBA sem lesões e conseguir temporadas a alto nível.
Com os Metropolitans desde o início da temporada, Victor Wembanyama tem 22,9 pontos, 9,6 ressaltos e 3 desarmes com 48% nos lançamentos, com possibilidade de ser eleito o MVP do campeonato.