O “efeito” Chris Paul

Chris Paul é um dos melhores PG da história da NBA, onde conta com 10 All-Stars, múltiplas presenças em All-NBA teams e All-Defensive teams, já foi líder de assistências na NBA em 4 épocas diferentes e 6 em roubos de bola.

Atualmente com 35 anos, continua a ser um PG de topo na Liga e tem ajudado os Phoenix Suns a serem líderes da Conferência Oeste, com as mesmas vitórias do que os LA Lakers, num registo de 7 vitórias e 3 derrotas.

Se olharmos para a carreira de Chris Paul, conseguimos claramente perceber que ele elevou o nível de todas as equipas por onde passou:

Na sua primeira equipa, os New Orleans Hornets na altura, agora New Orleans Pelicans, que estavam com dificuldades, precisou de 3 épocas na NBA para os levar aos Playoffs e ficaram a 1 vitória de chegar às Finais da Conferência Oeste em 2008.

Chris Paul a serviço dos New Orleans Hornets

Depois mudou-se para LA, juntando-se aos Clippers e tornou-os numa equipa candidata ao título, que era uma coisa que pouca gente acreditava ser possível.

Chris Paul pelos LA Clippers

Em 2018 juntou-se a James Harden nos Houston Rockets e ficaram a apenas uma vitória frente aos Golden State Warriors com Steph Curry, Kevin Durant e Klay Thompson, de chegar às NBA Finals.

Chris Paul a jogar pelos Houston Rockets

E mais recentemente, na época passada nos OKC Thunder, liderou a equipa a uma presença nos Playoffs, um registo que as previsões davam uma possibilidade de 0.2% de acontecer, isto quando já tinha 35 anos. Voltou a ser All-Star e a fazer parte de uma Second All-NBA Team.

Chris Paul com os OKC Thunder

Atualmente está nos Phoenix Suns a fazer um excelente arranque de temporada.

A verdade é que Chris Paul teve sempre um grande impacto nas equipas por onde passa e a prova disso é o seu registo de win shares, que é o 4º melhor da história na NBA, apenas atrás de Michael Jordan, David Robinson e Wilt Chamberlain. O “efeito” Chris Paul é real.

Guilherme Correia

Grande fã do LeBron James e foi ele que me fez gostar deste grande desporto que é o Basquetebol!!

Deixe uma resposta